Olhão acolhe celebrações algarvias do Dia da Europa

Dia da Europa assinala-se a 9 de Maio

Olhão acolhe, no próximo dia 9 de Maio, as celebrações algarvias do Dia da Europa, com direito a palestras, a inauguração de uma exposição e até zumba.

O programa das comemorações do Dia da Europa no Algarve inicia-se com a cerimónia institucional do hastear da bandeira da União Europeia ao som do hino da Europa no largo fronteiro ao Auditório Municipal de Olhão, seguindo-se uma visita projetos desenvolvidos com o apoio dos fundos da União Europeia.

Em paralelo vão decorrer mais dois programas.

O primeiro é dedicado ao público jovem e será realizado no Auditório Municipal, na Biblioteca Municipal José Mariano Gago, na Casa da Juventude e na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes.

Já o segundo destina-se a toda a população e decorrerá nos Largos das lendas e da Restauração e no Museu Municipal.

Da parte da tarde, às 14h30, em colaboração com a ASMAL – Fórum Socio Ocupacional de Faro, todos são convidados a assistir e participar no espetáculo de Zumba e Duo Double T, com coreografias e músicas de artistas europeus, na zona ribeirinha de Olhão, junto ao ginásio ao ar livre.

Às 15h30 realiza-se, nos Mercados de Olhão, uma sessão de “Diálogo com os Cidadãos: O que posso fazer pela Europa?”, subordinada ao tema “Mar sem Plásticos: Ações para combater as fontes de lixo marinho ligadas ao mar”.

A exposição “A Europa nas montras”, em parceria com a ACRAL – Associação de Comércio e Serviços do Algarve, uma sessão “Ler a Europa”, com o professor e cronista no Sul Informação António Covas, no Museu Municipal, e um Concerto pela União, com professores e alunos do Conservatório de Olhão, na Igreja Matriz, completam o programa das celebrações.

Durante todo o dia, o Museu Municipal terá entradas livres, no âmbito da campanha “A Europa na Minha Região”, que visa dar a conhecer aos cidadãos projetos desenvolvidos com o apoio dos fundos da União Europeia na sua área de residência.

Este programa é uma organização da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, do Centro de Informação Europe Direct do Algarve, do programa Operacional CRESC Algarve2020 e do Município de Olhão.

Para ver a programação completa, clique aqui.

Comentários

pub