Odiana lança questionário para criar agenda de turismo criativo

Questionário pretende aferir o perfil do turista criativo

A associação Odiana acaba de lançar um questionário sobre oficinas de turismo criativo no Baixo Guadiana, com o intuito de depois fazer uma agenda de workshops que promova os valores identitários do território «com uma pitada de criatividade». 

O questionário pretende aferir o perfil do turista criativo, seja residente ou visitante, e adequar diretamente a oferta.

«Pretende-se (quase que num formato de sondagem), ajustar os workshops às temáticas e características selecionadas pelos inquiridos», explica a Odiana.

«Este questionário acaba por ser uma ferramenta que permite agilizar trabalho e garantir adesão à iniciativa, sendo que o turismo criativo privilegia grupos pequenos (menos de 10 participantes), será assim possível potenciar uma agenda que espelhe os reais interesses do seu público alvo», acrescenta.

«Ao invés de lançarmos workshops que muitas vezes não correspondem aos interesses dos utilizadores, optámos pelo inverso, privilegiando a reciprocidade e envolvendo o turista na própria agenda de workshops», atesta a associação Odiana, adiantando que, «desta forma, garantimos o interesse, adesão e um envolvimento colaborativo desde o primeiro momento entre o turista e os promotores».

O questionário online vai estar disponível durante todo o mês de Maio aqui.

Depois será feita uma análise e correlação dos resultados do qual resultará uma calendarização de oficinas criativas até ao final deste ano. O formulário, que se encontra disponível na página facebook da Odiana, irá também ser remetido por correio eletrónico.

Este inquérito decorre no seguimento do projeto da Odiana “Oficinas do Saber Tradicional”, cuja finalidade é a revitalização turística das atividades tradicionais do Baixo Guadiana através de experiências únicas que atraiam mais turistas e envolvam a comunidade local na cultura identitária daquele território.

Neste âmbito, a Odiana já realizou com sucesso quatro workshops com produtos exímios do território, nomeadamente as salinas tradicionais e a cabra de raça algarvia.

Esta iniciativa está inserida no projeto Creatour que pretende pilotar uma agenda de investigação centrada no turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais.

O Creatour é coordenado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e financiado pelo Programa de Atividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020.

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