Nelson Conceição dá música a Santa Bárbara de Nexe

Acordeonista é natural de Bordeira

O acordeonista Nelson Conceição vai apresentar músicas do seu novo álbum “Descobrindo-me” num concerto marcado para 7 de Junho, às 21h30, na Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, concelho de Faro.

Oriundo de Bordeira, uma localidade pródiga em grandes acordeonistas, este disco traduz as inspirações e vivências musicais de Nelson Conceição desde a sua infância até ao presente com uma diversidade de géneros musicais que permite uma simbiose entre antepassados e contemporâneos, explorando relações entre fado, tango, corridinho e a música erudita, ou ainda o jazz manouche/gipsy.

Aliado a algum virtuosismo e improviso, este trabalho traz uma reflexão emocional e profunda sobre factos e momentos que atearam a criação musical de temas com muito significado como “O último Adeus”, dedicado à sua avó materna, ou “Histórias de um criador”, em homenagem a João Barra Bexiga.

Além de intérprete e compositor, Nelson Conceição tem vindo a dedicar-se a outras causas musicais como o ensino, com prémios obtidos através dos seus alunos e a recolha e recuperação do património imaterial relacionado com os seus antepassados, sendo o coordenador do projeto Terra de Acordeão entre 2005 e 2014.

Nelson Conceição também foi produtor de diversos trabalhos discográficos, gravando a maioria dos grandes nomes nacionais do acordeão no seu estúdio, e tem colaborado em tradições como as Charolas e Marchas Populares ou em projetos como as Moças Nagragadas, Rastemenga e o Mito Algarvio Ensemble Cyneticum.

Por outro lado, todas essas experiências foram enriquecedoras para que este álbum tenha diferentes influências, sendo, na sua maioria, constituído por temas originais elaborados ao longo dos últimos anos e até premiados internacionalmente.

Este espetáculo vai contar com a participação de vários músicos convidados: Ivo Martins (bateria e percussões), Cláudio Sousa (guitarra clássica), Pedro Sá (viola de arco), João Pedro Cunha e Olena IIyintsova (violinos), Luís Henrique (contrabaixo e baixo), Cristina Paulo (voz), e ainda João Espada nas projeções.

Comentários

pub