Mulheres chamadas para rastreio do cancro da mama em Loulé

Rastreio decorrerá até 22 de Agosto

O Rastreio de Cancro da Mama, promovido pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, começou esta terça-feira, 14 de Maio, no concelho de Loulé. 

Todas as mulheres dos 50 aos 69 anos inscritas no Centro de Saúde de Loulé vão receber uma carta do Núcleo de Rastreios da ARS Algarve com a marcação/convite para realizarem gratuitamente uma mamografia digital na Unidade Móvel que se encontra instalada junto ao Centro de Saúde de Loulé, das 9h00 às 13h30 e das 14h00 às 18h30 (dias úteis).

Este rastreio decorrerá, no concelho de Loulé, até 22 de Agosto.

Desde Julho de 2017 que esta iniciativa é efetuada na Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama a 3D, com Tomossíntese e diagnóstico assistido por computador (CAD), sendo o Algarve a primeira região do país a realizar em todos os concelhos o rastreio com esta tecnologia de última geração.

Segundo a ARS, tal «permite aumentar a taxa de deteção de cancros da mama, reduzir os falsos positivos e a dose de radiação aplicada em cada exame».

O Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve, efetuado em parceria com a Associação Oncológica do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, começou em Setembro de 2005 e percorre todos os concelhos do Algarve, encontrando-se neste momento já na sétima volta, sendo a convocatória, referenciação, gestão e monitorização do programa efetuado pelo Núcleo de Rastreios da ARS Algarve.

Em caso de dúvida (e se ainda não recebeu a carta a convidá-la para a realização do exame), contacte o Núcleo de Rastreio da ARS Algarve através da linha de atendimento 289 88 99 12 ou através do email [email protected].

Este rastreio é feito em colaboração com a Associação Oncológica do Algarve, no âmbito do Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve.

Comentários

pub