Mudança de local de voto em Lagoa está a causar confusão

Novo local não foi devidamente anunciado

A mudança de local de voto em Lagoa, que passou da antiga Escola Jacinto Correia, atual CEFLA, no centro da cidade, para a nova escola EB2,3 Jacinto Correia, perto do Auditório Municipal, está a causar alguma confusão entre os eleitores do concelho.

É que a mudança de local não foi devidamente anunciada pelas entidades oficiais, nomeadamente pela Câmara Municipal, e, ao longo do dia, como o Sul Informação constatou no local, têm sido dezenas as pessoas que se dirigem à antiga escola, pensando que, tal como nas últimas décadas, ainda é aí que podem exercer o seu direito de voto.

Maria Júlia e o marido, de bengala, vinham já de cartões de eleitor e bilhetes de identidade na mão quando chegaram ao CEFLA e se depararam com o portão fechado. «Então onde é que se vota?», perguntaram ao segurança, que os informou sobre a nova localização. «Isso é tão longe…», suspirou Maria Júlia. «O meu marido não consegue lá chegar e nós não temos carro», lamentou. «Já chegar aqui foi difícil…». Acabou por ser a repórter do Sul Informação a dar-lhes boleia até à escola e depois de volta a casa, no centro antigo de Lagoa.

 

Esta mudança nem sequer é, pelos vistos, do conhecimento do próprio Ministério da Administração Interna. No serviço online, acessível por computador ou smartphone, para consulta dos cadernos de recenseamento, quando os eleitores da sede do concelho tentam saber onde votar, a informação que lhes é dada continua a ser: «Edifício da Antiga Escola E.B. 2,3 Jacinto Correia (CEFLA), Rua Dr. Fonseca de Almeida, 8400-346 LAGOA».

A mesma pesquisa online no serviço do site do MAI indica que a informação sobre o local de voto é «disponibilizada pela respetiva autarquia».

No portão da antiga escola/CEFLA, a Câmara de Lagoa afixou um cartaz (ver foto acima) onde se pode ler que «em Lagoa, o habitual local de voto, situado no CEFLA, passa para a EB 23 no sítio dos Vales».

O mesmo cartaz acrescenta que «esta informação visa não só as próximas eleições parlamentares europeias de 2019, que realizar-se-ão em Portugal no dia 26 de Maio, mas também todas as eleições a realizar a partir desta data».

A razão para a mudança do tradicional local de voto na cidade de Lagoa tem a ver com a recente instalação do Tribunal do Juízo de Comércio na ala do CEFLA onde antes eram instaladas as mesas de voto.

 

Comentários

pub