Mozart e Haydn são “estrelas” do concerto do FIMA em Albufeira

“Eine kleine nachtmusik” é um dos temas de Mozart a ser interpretado

Foto: Martyna Mazurek | Sul Informação

Duas obras de dois grandes compositores do período clássico – Joseph Haydn e Wolfgang Amadeus Mozart – estarão em destaque no concerto integrado no 34º FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve, que terá lugar no Auditório Municipal de Albufeira, a 23 de Maio, às 21h00.

O segundo concerto dedicado ao tema “Serenatas e Sinfonias de Câmara” começa com a Pequena Serenata Noturna para cordas “Eine kleine nachtmusik”, talvez «um dos trechos mais famosos e bonitos de Mozart, com o seu carácter de extrema jovialidade e frescura», explica a organização do festival.

A versão da última Sinfonia de Haydn, realizada por Salomon, o agente que organizou as tournées de Haydn a Londres, «põe em evidência uma prática bastante em voga na época – a transcrição para pequenos agrupamentos como forma de divulgação das grandes obras sinfónicas».

Com o formato de concerto comentado, esta atuação de um grupo camerístico da Orquestra Clássica do Sul contará com a presença do maestro Rui Pinheiro no papel de comentador, como forma de aproximar a audiência do trabalho destes compositores.

O agrupamento de música de câmara da Orquestra Clássica do Sul conta com Jan Pipal e João Castro nos violinos, Ivetta Natzkaya na viola, Vasile Stanescu no violoncelo e Stefania Bernardi na flauta.

Os bilhetes para este concerto custam 8 euros e podem ser comprados no local do evento, no próprio dia do concerto, a partir das 20h00, ou através da bilheteira online disponível clicando aqui.

Comentários

pub
pub