Marchas Populares enchem Portimão de cor, música e animação

XX edição das Marchas Populares de Portimão reunirá cerca de 800 participantes

Muita cor, música, animação e, claro está, o arquinho e o balão. As Marchas Populares voltam a sair à rua em Portimão, nos dias 7, 14, 21 e 18 de Junho, sempre às 21h30. 

«A animação pautada pelos célebres desfiles com centenas de marchantes de quatro coletividades portimonenses evocarão a tradição das noites repletas de brilho, cor, música, dança, criatividade e emoção», diz a Câmara de Portimão.

A XX edição das Marchas Populares, com o tema “Viva as Marchas!”, promete encantar residentes e turistas e regressam à rua nas três freguesias do município para os tradicionais desfiles, que este ano contam com a participação de quatro coletividades do município, o Sporting Glória Ou Morte Portimonense, o CIRM – Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a Sociedade Recreativa Figueirense e a Marcha da Vila de Alvor.

«Este ano, a Marcha Infantil do Lar da Criança também irá participar com dezenas de crianças que desde do mês de Abril se preparam para os desfiles agendados. O movimento associativo estará em massa para festejar as marchas no concelho, um evento que tem uma enorme adesão popular e que são vistas por milhares de pessoas», refere a autarquia.

O espírito de vizinhança não faltará e Portimão convidou quatro marchas dos concelhos vizinhos a serem anunciadas brevemente.

Este ano a novidade é a localização do primeiro desfile que terá lugar no Portimão Arena, no dia 7 de Junho.

O segundo desfile será no dia 14 de Junho, às 21h30 onde os marchantes irão desfilar na Zona Ribeirinha de Alvor e nas ruas pitorescas da vila. Este é um desfile à beira Ria que reúne centenas de pessoas ávidas pela energia única dos gritos de “Ié, Ié, Ié” e da “A nossa marcha é linda”.

No dia 21, às 21h30 é a vez do terceiro desfile das Marchas populares no Polidesportivo da Figueira, na freguesia da Mexilhoeira Grande.

 

 

Este é um espaço onde a comunidade local se junta para cumprir a tradição com a exibição dos desfiles onde prima o brilho dos trajes dos marchantes.

O culminar desta grande festa será no dia 28 Junho, na Praia da Rocha com o percurso pela Avenida Tomás Cabreira, a começar no Miradouro, passando pela Avenida Tomás Cabreira em direção à Fortaleza de Santa Catarina e terminando na Marina de Portimão com uma coreografia que irá fazer jus ao trabalho realizado nos últimos seis meses.

A XX edição das Marchas Populares de Portimão reunirá cerca de 800 participantes, entre marchantes, coreógrafos e figurinistas, que vestem o espírito do associativismo e dão largas à imaginação e ao espírito popular, evocando vários temas ligados ao património sociocultural e às tradições do Algarve.

A par dos desfiles a música ecoará pelas ruas, ficando desde já registado os seguintes temas “Futebol”, pela Marcha Infantil do Lar da Criança, “Regiões”, pela Marcha da Sociedade Recreativa Figueirense, “Bairros de Mastro”, pela Marcha da Vila de Alvor, “Mexilhoeira Grande, Uma Casa Portuguesa”, pela Marcha do Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense (CIRM) e “Piratas”, pela Marcha do Sporting Glória ou Morte Portimonense.

Esta iniciativa é organizada pelo Município de Portimão em conjunto com a Freguesia de Portimão, Junta de Freguesia de Alvor e Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande.

Comentários

pub