Documentário sobre tradição dos Mastros estreia-se em Odemira

Filme será apresentado em seis sessões

“Da Terra ao Céu” é o título do documentário que retrata a tradição dos Mastros no concelho de Odemira, que vai estrear-se no dia 3 de Maio, às 21h30, no Cineteatro Camacho Costa, e depois será apresentado por todo o concelho.

Produzido pela PédeXumbo – Associação para a promoção da música e da dança, o documentário tem ainda agendadas outras cinco sessões, a realizar em São Luís (dia 4), Santa Clara-a-Velha (5), Vale de Santiago (6), Cinema Girassol em Vila Nova de Milfontes (7) e S. Martinho das Amoreiras (8), sempre com início marcado para as 21h30, com entrada livre.

No âmbito das apresentações em São Luís e Santa Clara-a-Velha, serão dinamizadas, durante a tarde, oficinas de dança e de produção de flores de papel para decoração dos mastros.

 

Entre o mar e a serra, do interior ao litoral, o território de Odemira é atravessado uma e outra vez em busca de quem saiba o que é fazer um mastro.

Conceitos como fé, sagrado, ritual, promessa, tradição ou celebração vão-se cruzando nas memórias de cada um. Este documentário reúne relatos pessoais que no seu conjunto descodificam ações e práticas de outrora e que hoje encontram novas expressões e contextos. Na vontade de se “chegar mais alto”, o mastro continua a unir comunidades.

Filmado em 2018 e realizado por Pedro Grenha e Rui Cacilhas, surge após o trabalho de investigação e registo das memórias associadas à prática dos mastros tradicionais no concelho de Odemira, que a associação PédeXumbo tem vindo a desenvolver desde 2017.

O documentário é da responsabilidade da PédeXumbo, numa co-produção com a ADMIRA – Associação para o Desenvolvimento da Região do Mira, com o apoio da Direção Geral das Artes e do Município de Odemira.

 

Comentários

pub