CPCJ encontram-se em Tavira para fazer avaliação do seu trabalho

Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e ministra da Justiça vão estar presentes

“CPCJ – Valorizar o passado, construir o futuro” é o tema do Encontro Anual de Avaliação da Atividade das CPCJ, que se vai realizar, este ano em Tavira, entre 22 e 24 de Maio, no Parque de Feiras e Exposições.

António Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Lucília Gago, procuradora geral da República, Francisca van Dunem, ministra da Justiça e Rosário Farmhouse, presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens são alguns dos nomes que vão marcar presença neste encontro.

O evento, que vai receber mais de 600 pessoas, entre membros das CPCJ, especialistas e convidados, é organizado pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens e conta com o apoio do Município de Tavira.

A sessão de abertura está agendada para quarta-feira, dia 22, às 14h30, e vai contar com a presença de Vieira da Silva, Lucília Gago, Rosário Farmhouse e Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira.

Já a conferência inaugural: “Construir o futuro com os pais de hoje” vai ser proferida pelo psiquiatra e escritor Daniel Sampaio. Segue-se apresentação do relatório anual de avaliação da atividade das CPCJ relativo a 2018, documento de referência sobre o trabalho desenvolvido pelas 309 Comissões de Proteção.

Neste primeiro dia, os trabalhos encerram com um espaço de debate e um momento cultural (ballet e dança contemporânea) pela Academia de Música de Tavira.

A conferência de dia 23 fica a cargo de Maria João Leote e tem como título “Um olhar sobre as crianças e jovens de hoje”. Durante este dia haverá lugar a vários painéis com testemunhos de CPCJ (Comissões de Proteção de Crianças e Jovens), de diferentes regiões do país, que vão apresentar boas práticas tanto na área da proteção como na prevenção.

A jornada termina com um momento musical, protagonizado por Luís Conceição, Valter Estevens e Isobel Reis, da Academia de Música de Tavira.

No último dia do encontro, sexta-feira, 24 de Maio, realiza-se a sessão temática “CPCJ – Construir o futuro”, com Isabel Soares, professora catedrática da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Sofia Borges Pereira (comissária da CNPDPCJ e vogal do Conselho Diretivo do ISS) e Angel Parreño, diretor-geral de Serviços para as Famílias e Infância de Espanha. A moderação fica a cargo de Paulo Guerra (juiz desembargador e diretor-adjunto do CEJ).

Logo de seguida, tem lugar a entrega de prémios às crianças vencedoras do Concurso de Imagem do Encontro Anual de Avaliação da Atividade das CPCJ-2018.

O encerramento está marcado para as 12h00, com a presença de Francisca Van Dunem e de Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.

No final, haverá mais uma participação da Academia de Música de Tavira, com o ballet a dança contemporânea de Simone Marçal.

O programa completo do encontro está disponível aqui.

Comentários

pub