Autoridade Marítima mostrou como se lida com derrames de petróleo

Conter derrames de petróleo e assistir animais marinhos fizeram parte do simulacro

Perto de oito dezenas de operacionais de diferentes entidades participaram hoje no exercício de combate à Poluição do Mar por Hidrocarbonetos que decorreu em Quarteira, na área da Docapesca e na praia situada a poente desta infraestrutura.

O exercício, que foi conduzido pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), através do Departamento Marítimo do Sul, visou «o treino, preparação, organização e avaliação do desempenho das equipas de intervenção do Departamento Marítimo do Sul/Comando da Zona Marítima do Sul e da Capitania do Porto de Faro em resposta a incidentes de poluição, bem como treinar a interação com outras autoridades e entidades responsáveis nas suas áreas funcionais e de jurisdição assim como o seu envolvimento no plano de contingência regional».

Ao todo, foram testados três cenários. Um deles esteve ligado à «lavagem ilegal de porões por um petroleiro em passagem na costa do Algarve, em que a mancha de hidrocarbonetos derramada (500 litros de crude) através da deriva do poluente, atinge a costa na zona da praia a poente da Docapesca de Quarteira, provocando a contaminação da praia e o arrojamento de animais marinhos», segundo a AMN.

 

 

Também foi simulado «um acidente com uma embarcação de pesca em manutenção na rampa dos estaleiros localizados na Docapesca de Quarteira, provocando o derrame de 200 litros de óleo hidráulico para a rampa e a escorrer para a água», bem como a «rotura de uma mangueira durante o reabastecimento de uma embarcação junto ao posto de reabastecimento da Docapesca de Quarteira, provocando o derrame de 100 litros de gasóleo no cais e água junto ao posto de reabastecimento».

 

Além da entidade organizadora, participaram no simulacro a Câmara de Loulé, a Junta de Freguesia de Quarteira, a Docapesca, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), a GNR, a Associação de Pescadores de Quarteira (Quarpesca) e o Zoomarine. Foram também convidados a participar na qualidade de observadores a Universidade do Algarve – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

O Sul Informação acompanhou o exercício e deixa-lhe as melhores imagens do dia.

Fotos: Hélder Santos|Sul Informação

Comentários

pub