Arqueóloga Elena Morán lança livro sobre Alcalar na Faculdade de Letras de Lisboa

O livro será também apresentado no Algarve, em data a anunciar

O livro «El Asentamiento Prehistórico de Alcalar (Portimão, Portugal)» vai ser apresentado na quinta feira, dia 9 de Maio, às 18h00, no Anfiteatro 4 da Faculdade de Letras de Lisboa.

A obra é da autoria de Elena Morán, investigadora integrada da Uniarq/Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, bem como uma das arqueólogas que mais têm trabalhado, nos últimos anos, nos Monumentos Megalíticos de Alcalar.

A publicação expõe, ao longo de 312 páginas, amplamente ilustradas, os resultados das pesquisas promovidas até 2014 pelo Estado Português e pelo Município de Portimão, no complexo habitacional e funerário de Alcalar.

O livro é «um valioso contributo para o conhecimento das comunidades que, no 3º milénio antes da era cristã, habitaram o território localizado entre a Serra de Monchique e a Baía de Lagos, e para a compreensão do processo histórico que deu origem às primeiras sociedades politicamente organizadas no extremo sul do território hoje português».

A edição, que será apresentada pelo professor doutor Victor Gonçalves, catedrático da Universidade de Lisboa, constitui o volume 12 da série estudos & memórias, da Uniarq.

A publicação teve o apoio da empresa Monumenta – Reabilitação do Edificado e Conservação do Património, da Associação Arqueológica do Algarve, da Direção Regional de Cultura do Algarve, dos municípios de Lagos, Portimão e Monchique e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O livro será também apresentado no Algarve, em data a anunciar.

Comentários

pub