Arménio Aleluia Martins conta a história da Faceal em livro

No mesmo dia, é apresentado, pela segunda vez, o projeto de requalificação para o edifício da antiga fábrica

O livro “Nascida do barro – Da indústria cerâmica: a Faceal de Paderne”, de Arménio Aleluia Martins, vai ser apresentado, no próximo dia 10 de Maio, às 18h00, no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola de Paderne. No mesmo dia, uma hora antes, será também apresentado o projeto de requalificação da antiga Faceal, nas antigas instalações da fábrica, onde vai nascer a International Academy 4allSeas.

O livro, que será apresentado por José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, é uma edição da Divisão de Comunicação, Relações Públicas e Relações Internacionais da autarquia «e versa a história da Indústria Cerâmica Faceal, a partir da experiência do autor e dos testemunhos dos seus ex-trabalhadores».

A obra narra a história, com recurso a documentos da época, fotografias e testemunhos, da indústria cerâmica Faceal que existiu em Mem Moniz (Paderne) de 1960 a 2007.

Luísa Monteiro, que assina o prefácio da obra, realça que, «neste livro, Arménio Aleluia Martins reuniu o maior número possível de vozes, como se fizesse aqui e por este meio, o único museu possível de vozes, a única e autêntica réstia de vida que se conserva no âmbar da memória».

O projeto de requalificação da Faceal, de modo a acolher uma academia de formação em assuntos marítimos, já antes tinha sido apresentado, em Agosto de 2017.

 

Comentários

pub