AMAL apresenta resultados do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas

Plano é coordenado por Filipe Duarte Santos

Os resultados do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no Sul do país (PIAAC-AMAL) vão ser apresentados no próximo dia 4 de Junho, às 14h15, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, em Faro.

Este plano, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), é coordenado por Filipe Duarte Santos, um dos maiores especialistas nacionais desta área, e juntou, «ao longo dos últimos meses académicos, representantes de entidades públicas e privadas, organizações ambientais, bem como associações locais e regionais, que analisaram as principais vulnerabilidades climáticas que o Algarve enfrenta, nos vários setores da economia e da sociedade, com vista à definição de medidas para o futuro».

Segundo a AMAL, «entre as várias vulnerabilidades estudadas estão a diminuição da disponibilidade hídrica, o aumento das temperaturas, a subida do nível do mar, o aumento das cheias e das inundações rápidas, os incêndios e a perda de biodiversidade».

Ao elaborar este Plano de cariz intermunicipal, a AMAL considera que «assume um papel dianteiro numa matéria que diz respeito a todos, as alterações climáticas. São alterações que já se fazem sentir a vários níveis e o Algarve, que tem no turismo um dos principais motores económicos, tem de estar preparado para dar resposta a eventuais mudanças».

Os resultados do Plano serão apresentados pelos especialistas que elaboraram o documento, numa cerimónia que terá a presença de representantes de vários organismos regionais e nacionais.

Irão igualmente ser entregues prémios a estudantes do Algarve que realizaram trabalhos nas Olimpíadas das Alterações Climáticas, um projeto desenvolvido no âmbito do PIAAC-AMAL.

Comentários

pub