Alunos de Olhão foram à Grécia participar em projeto contra o bullying

Projeto “Be Allies Not Bullies” envolve seis países – Portugal, Turquia, Itália, Eslováquia, Dinamarca e Grécia

Cinco alunos e duas professoras, da Escola José Carlos da Maia, de Olhão, estiveram, de 6 a 10 de Maio, na Ilha de Creta (Grécia) para participar num projeto Erasmus+, dedicado ao tema do bullying.

O projeto “Be Allies Not Bullies”, que envolve seis países – Portugal, Turquia, Itália, Eslováquia, Dinamarca e Grécia – tem por objetivos desenvolver planos de ação e estratégias eficazes anti-bullying, facultar apoio aos professores de modo a poderem identificar e prevenir o bullying e ainda promover atividades que fomentem relacionamentos interpessoais positivos.

«A semana foi preenchida com um programa muito rico e variado. No entanto, destacam-se os trabalhos realizados na escola pelos professores e alunos gregos, a mediação de pares (estratégia de resolução de conflitos) e a palestra sobre o bullying na Universidade de Retimno», diz a Escola José Carlos da Maia.

No que diz respeito ao contacto com a cultura e civilização gregas, foram facultadas aulas de língua e danças tradicionais gregas, a oportunidade de degustar alguns pratos da gastronomia local, tais como a moussaka e o souvlaki e ainda a visita a vários locais emblemáticos desta ilha, entre os quais a capital portuária de Iráklio, Cnossos, o maior sítio arqueológico da Idade do Bronze, a Ilha de Espinalonga, as belas cidades de Chania e Elunda, a pequena aldeia piscatória de Placa e a aldeia tradicional de Arolithos.

«Esta viagem, que possibilitou um convívio muito saudável e enriquecedor entre alunos e professores dos vários países e em que estiveram constantemente presentes a partilha de saberes e conhecimentos, a vivência de novas experiências e a troca de ideias e sugestões, ficará para sempre na memória de todos os participantes».

Comentários

pub