Algarvio Ricardo Martins apresenta-se em França com Nazaré Lima

Ricardo Martins foi recentemente nomeado pela segunda vez para o International Portuguese Music Awards

O músico algarvio Ricardo Martins, na guitarra portuguesa, sobe ao palco do Auditório Municipal de Lyon (França), para acompanhar a fadista Nazaré Lima – conhecida como a “voz de cristal” – no seu concerto, que contará ainda com Cláudio Sousa, na viola de fado.

Ricardo Martins foi recentemente nomeado pela segunda vez para o International Portuguese Music Awards, um evento organizado nos Estados Unidos da América, com o objetivo de divulgar música – de qualquer género musical – desde que tenha raízes portuguesas.

Em 2018, Ricardo Martins, com “Corre, Corre Corridinho”, ganhou o Prémio para Melhor Música Instrumental. Este ano está inscrito o tema “RICARDVS”, realizado em conjunto com os guitarristas Ricardo Gordo e Ricardo Silva.

 

 

Licenciado em Multimédia e influenciado por vários géneros musicais, Ricardo Martins encontrou na Guitarra Portuguesa a forma de exprimir a profundidade dos seus sentimentos. Desde a primeira audição de temas de Carlos Paredes que o som deste instrumento lhe mostrou o caminho musical a seguir.

Embora se dedique, maioritariamente, a acompanhar Fado, vê na Guitarra Portuguesa inúmeras possibilidades enquanto instrumento solista, onde aliás se tem destacado.

Gravou em 2014 o seu primeiro disco de Guitarra Portuguesa instrumental denominado “Ricardo J. Martins”. Este projeto discográfico apresenta, por um lado, adaptações de temas que estão fora do ambiente musical da Guitarra Portuguesa e, por outro lado, versões de temas típicos deste instrumento, mas com arranjos próprios . Deste disco destaca-se o tema original e single “Danças na Eira”.

 

Sempre em busca de novos caminhos para o instrumento, compondo e tocando – sem nunca esquecer as suas raízes – editou em 2017 o segundo disco intitulado “Cantos e Lamentos”. Este trabalho conta com participações especiais de vários músicos e instrumentos, como é o caso da flauta de bisel, acordeão, voz lírica e percussões, trazendo ao público vivências musicais diferentes, dando a este trabalho um cunho pessoal único que vai desde a música tradicional portuguesa até à música clássica.

Com apenas 35 anos, viaja pelo mundo fora, levando a Guitarra Portuguesa consigo. Dos vários países onde toca regularmente, destacam-se Espanha, França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Sérvia, Inglaterra, Alemanha, Canadá, Estados Unidos da América, China, Ucrânia, Índia e Cabo Verde.

Teve o privilégio de tocar com grandes nomes do nosso panorama musical como é o caso de Viviane (Entre Aspas), Marco Rodrigues, Filipa Cardoso, Ana Sofia Varela, Ilda Maria e Pedro Jóia.

 

Comentários

pub