Algarve fica em situação alerta devido ao risco de incêndio até 3 de Junho

Estão proibidas queimas e queimadas

Todo o país vai estar, a partir da 23h59 desta quinta-feira, 30 de Maio, e até 3 de Junho, em situação de alerta devido ao risco de incêndio florestal. 

Os Ministérios da Administração Interna e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural acabam de emitir um comunicado conjunto em que dizem que a declaração de situação de alerta resulta «das informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sobre as condições meteorológicas».

Segundo essas previsões, o início de Junho terá céu limpo, com temperaturas de 30 a 35 graus em todo o território nacional.

Já «o índice meteorológico de risco de incêndio florestal – FWI, calculado e disponibilizado pelo IPMA, é elevado ou muito elevado para os próximos cinco dias».

O comunicado técnico-operacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil determina a passagem ao Estado de Alerta Especial Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, e ao Estado de Alerta Especial Laranja nos distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal;

Neste comunicado, os dois Ministérios lembram as medidas de caráter execional no âmbito da Situação de Alerta: elevação do grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP, com reforço de meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos e de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas.

Também há a proibição da realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração e a dispensa dos trabalhadores dos setores público e privado que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário.

Além disto, também será solicitada à Força Aérea, através do Ministério da Defesa Nacional, a disponibilização de meios aéreos para, se necessário, estarem operacionais.

Comentários

pub