Algarve continua recordista mas tem menos uma praia com Bandeira Azul em 2019

Algarve e Albufeira são os recordistas nacionais das praias com Bandeira Azul

O Algarve, que se mantém como a região recordista nacional em número de Bandeiras Azuis (88), tem este ano menos uma praia galardoada: a do Pintadinho, no concelho de Lagoa, perdeu o galardão que tinha voltado a ganhar no ano passado.

Em todo o país, foram galardoadas 352 praias, fazendo com que Portugal ultrapasse pela primeira vez, este ano, as três centenas e meia de praias com Bandeira Azul, mais 20 face a 2018, sendo 317 costeiras e 35 fluviais, anunciou a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

«Entraram 18 praias novas costeiras e duas fluviais. Dezassete são novas no Programa Bandeira Azul, são praias que talvez aguardassem serem qualificadas e serem designadas exatamente como praias, porque, até aqui, ainda não eram designadas como tal», explicou a coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, Catarina Gonçalves, em conferência de imprensa realizada no dia 30 de Abril, em Lisboa.

Albufeira é novamente o concelho do país com mais praias galardoadas, num total de 25, seguida, na região algarvia, de Vila do Bispo, com 11, e Loulé, com 10 (veja a lista completa abaixo).

No Algarve, as marinas de Albufeira, Lagos, Portimão e Vilamoura também foram distinguidas.

Este é o quarto ano consecutivo que Albufeira vê a totalidade das suas praias serem reconhecidas com aquele selo de qualidade, posicionando o concelho no primeiro lugar a nível nacional.

O presidente da Câmara de Albufeira já mostrou a sua satisfação por ver reconhecido o trabalho que é desenvolvido ao longo de todo o ano, para que os galardões que confirmam a boa qualidade ambiental das praias continuem a ser hasteados em cada época balnear.

«Estamos de parabéns. Albufeira tem todas as condições para continuar a ser um destino atrativo, nomeadamente a nível da beleza paisagística, da qualidade ambiental, do bem-estar e da segurança de quem nos visita, fatores que nos posicionam nos lugares cimeiros do turismo nacional e internacional”, disse o autarca José Carlos Rolo.

Por seu lado, no concelho de Olhão, pelo quarto ano consecutivo, todas as praias do concelho – Armona-mar, Armona-ria, Fuseta-mar e Fuseta-ria – hastearão este símbolo de reconhecimento de qualidade ambiental.

O presidente da Câmara António Miguel Pina confessa-se satisfeito com a renovação destes galardões: “Mais uma vez, a totalidade das praias do concelho de Olhão foi galardoada. Esta é a prova cabal do trabalho reiterado e constante que tem vindo a ser feito em termos de preservação da qualidade ambiental nos nossos espaços balneares”.

A Bandeira Azul é um galardão ambiental atribuído anualmente às praias, marinas e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes.

Em Portugal, o galardão é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul, secção portuguesa da Foundation for Environmental Education, e conta com o apoio técnico da Agência Portuguesa do Ambiente, entre outras entidades públicas e privadas.

De acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.

Por isso, o desafio para este ano do Programa Bandeira Azul passa por “continuar a sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar”.

No dia 30 de Abril, em conferência de imprensa, a ABAE alertou para a necessidade de “uma educação por uma sociedade de baixo carbono”.

 

 

Lista de praias algarvias com Bandeira Azul em 2019

ALBUFEIRA (25)
Alemães
Arrifes
Aveiros
Belharucas
Castelo
Coelha
Evaristo
Falésia/Açoteias
Falésia/Alfamar
Galé Leste
Galé Oeste
Inatel
Manuel Lourenço
Maria Luísa
Olhos d’Água
Oura
Oura-Leste
Peneco
Pescadores
Rocha Baixinha
Rocha Baixinha/Nascente
Rocha Baixinha/Poente
S.Rafael
Salgados
Santa Eulália

VILA DO BISPO (11)
Almádena/Cabanas Velhas
Beliche
Burgau
Castelejo
Cordoama
Ingrina
Mareta
Martinhal
Salema
Tonel
Zavial

LOULÉ (10)
Almargem
Ancão
Forte Novo
Garrão Nascente
Garrão Poente
Loulé Velho
Quarteira
Quinta do Lago
Vale do Lobo
Vilamoura

LAGOA (6)
Caneiros
Carvoeiro
Ferragudo/Praia Grande
Senhora da Rocha
Vale de Centeanes
Vale de Olival

LAGOS (6)
Batata
Camilo
D.Ana
Luz
Porto de Mós
Meia Praia

PORTIMÃO (5)
Alvor Nascente/Três Irmãos
Alvor Poente
Rocha
Três Castelos
Vau

ALJEZUR (4)
Amoreira-Mar
Arrifana
Monte Clérigo
Odeceixe-Mar

FARO (4)
Barreta
Culatra-Mar
Faro-Mar
Ilha do Farol-Mar

TAVIRA (4)
Barril
Cabanas-Mar
Ilha de Tavira-Mar
Terra Estreita

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO (4)
Lota
Manta Rota
Monte Gordo
Santo António

OLHÃO (4)
Armona Mar
Armona Ria
Fuseta Mar
Fuseta Ria

CASTRO MARIM (3)
Alagoa/Altura
Cabeço
Praia Verde

SILVES (2)
Armação de Pêra
Praia Grande Poente

Comentários

pub