Alcoutim acolhe Encontro de Arquivos do Algarve

No âmbito deste encontro celebra-se o 10º aniversário da criação da Rede de Arquivos do Algarve

O VI Encontro de Arquivos do Algarve realiza-se nos dias 24 e 25 de Maio, no Espaço Guadiana, em Alcoutim.

Os trabalhos terão abertura na sexta-feira, dia 24, às 9h30 e terminarão no sábado dia 25, às 12h45.

Durante os dois dias serão abordadas diversas perspetivas sobre a temática do encontro as “Arquiteturas da Informação” onde profissionais da gestão da informação, investigadores e aqueles que lidam direta ou indiretamente com a informação irão apresentar comunicações e debater sobre os diferentes painéis subordinados aos temas: infraestruturas da informação, proteção de dados e experiências de investigação nos arquivos do Algarve.

Após o almoço do dia 25, terá lugar o programa cultural, como é habitual nestes encontros, desta vez oferecido pelo município de Alcoutim, anfitrião do evento, aos participantes onde será dado a conhecer o património cultural e natural da vila.

No âmbito deste encontro celebra-se igualmente o 10º aniversário da criação da Rede de Arquivos do Algarve, que será assinalado com jantar comemorativo no dia 24.

Os Encontros de Arquivos do Algarve são eventos regulares promovidos pela Rede de Arquivos do Algarve (Raalg) que se realizam de dois em dois anos, onde técnicos de diversas áreas ligados aos arquivos e à gestão da informação de instituições públicas e privadas trazem ao debate assuntos do interesse de profissionais e da sociedade civil.

O primeiro encontro foi organizado precisamente em Alcoutim no ano de 2009.

Com a criação da Rede de Arquivos do Algarve no final do ano de 2009 manteve-se a realização dos encontros tendo sido realizados em Portimão (2011), Olhão (2013), Universidade do Algarve (2015) e Lagoa (2017).

Comentários

pub