Vila do Bispo vai ter Monumento de Homenagem aos Combatentes

Iniciativa serve para assinalar o Dia do Combatente

Vila do Bispo inaugura esta terça-feira, 9 de Abril, às 11h00, um Monumento de Homenagem aos Combatentes, no Jardim da Fonte.

A cerimónia será presidida pelo presidente da Câmara Municipal Adelino Soares.

Com este monumento, a autarquia pretende homenagear todos os militares do concelho falecidos na I Guerra Mundial (em 1918), na Guerra do Ultramar (em 1962, 1966, 1968 e 1969) e, igualmente, os 10 aviadores da Royal Air Force (nove ingleses e um australiano), falecidos no dia 22 de Março de 1943, após a explosão do hidroavião Catalina, sobre a Baía do Tonel, em Sagres, em plena II Guerra Mundial.

Dos 10 tripulantes, só foram encontrados os corpos de Gilbert Orton e George Gibson.

Este monumento evocativo constitui, igualmente, uma homenagem e uma forma de reconhecimento do concelho a todos os Combatentes locais que prestaram o seu serviço a Portugal durante a Guerra do Ultramar (1961-1974).

A cerimónia terminará com a celebração de uma missa de sufrágio na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Vila do Bispo, às 12h00.

A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, conta com o apoio da Associação de Ex-Combatentes do Concelho de Vila do Bispo e da Liga dos Combatentes.

Comentários

pub