Triatlo de Quarteira chega à idade adulta «sem perder vigor da juventude»

700 atletas de 35 nacionalidades vão participar neste Triatlo Internacional

O Triatlo Internacional de Quarteira Professor Carlos Gravata disputa-se este fim de semana, 27 e 28 de Abril, e junta cerca de 700 atletas de 35 nacionalidades. A prova, que engloba duas etapas da Taça da Europa, cumpre, em 2019, 18 anos de existência, chegando à idade adulta «sem perder o vigor da juventude». 

Esta é a opinião de Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, expressa na conferência de imprensa de apresentação do Triatlo, esta sexta-feira, 26 de Abril, em pleno Calçadão de Quarteira.

«Temos vindo a melhorar a níveis organizativos e fomos reconhecidos com isso», disse o edil, aludindo ao prémio “Organizador do Ano” dado pela Federação de Triatlo de Portugal à Câmara de Loulé no ano passado. 

 

 

«Queremos continuar a fazer bem e a dar o nosso contributo. Estamos convencidos de que este vai ser mais um momento alto», acrescentou Vítor Aleixo.

O Triatlo começa este sábado, 27 de Abril, às 13h45, com a Taça da Europa de Elite Feminina. Às 16h30 arranca, por sua vez, a prova masculina também de elites.

Em ambas, será percorrida a distância olímpica (1,5 quilómetros de natação, 40 quilómetros de ciclismo e 10 quilómetros de corrida).

Laura Lindemann é uma das favoritas à vitória em elites femininas e, na conferência de imprensa, a atleta alemã reconheceu que o Triatlo de Quarteira é «uma boa corrida numa excelente localização».

Já Alexandre Nobre, atleta de elite em masculinos, não hesitou em dizer que está «na melhor forma de sempre». «Estou muito confiante e vou dar o meu melhor para lutar pelos lugares cimeiros. Competir em Quarteira é sempre motivador para os atletas portugueses porque esta é uma prova emblemática», acrescentou.

No segundo dia de competição, domingo, as atletas juniores femininas começam a prova da Taça da Europa às 8h45, seguindo-se, às 10h00, os juniores masculinos. Aqui será percorrida a distância sprint, que engloba 750 metros a nadar, 5 quilómetros de corrida e, ainda, 20 de ciclismo. 

Na opinião de Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, haverá, nestas provas, «muitos atletas portugueses de qualidade». «Quarteira vai ajudar-nos a mostrar à Europa e ao mundo os nosso atletas, naquela que é uma excelente competição», referiu.

O responsável disse mesmo que esta Taça da Europa está quase «com o nível de uma Taça do Mundo».

Depois dos juniores, às 11h30, disputa-se uma prova a contar para a Taça de Portugal, com as equipas lusas a competirem no terreno quarteirense na distância sprint. 

 

 

Estes serão dois dias de muito movimento em Quarteira, o que já se nota na cidade com a presença dos triatletas e equipas técnicas. É que as provas vão passar em locais como o Calçadão ou as Avenidas Sá Carneiro e Mota Pinto.

«Vamos ter um fim de semana de luxo, com temperaturas de 23, 24 graus, mostrando o que de melhor temos», disse Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira.

Com esta prova, um dos objetivos é «projetar Quarteira como destino desportivo». «Temos condições geográficas, temos equipamentos e queremos ser um destino voltado para o desporto. Já temos equipas de triatlo a vir para cá estagiar», acrescentou o autarca.

E, nesta equação, entra também a hotelaria. João Soares, diretor do Hotel Dom José, entidade parceira do Triatlo, explicou aos jornalistas que esta é uma competição com impacto na unidade hoteleira que dirige.

«A nossa dinâmica muda e há toda uma envolvente que nos obriga a estar preparados». Na opinião de João Soares, provas como esta contribuem, também, para a divulgação e projeção de Quarteira.

A competição, que desde 2009 se insere na Taça da Europa de Elites e Juniores e na Taça de Portugal, pretende ser também uma homenagem ao principal promotor da prova: o malogrado Carlos Gravata, que era professor de Educação Física em Quarteira.

 

Fotos: Rodrigo Damasceno | Sul Informação

 

Comentários

pub