Secretário de Estado das Florestas elogia trabalho feito nas Terras do Infante

Miguel Freitas teve oportunidade de plantar uma oliveira

Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, visitou, na passada quinta-feira, 4 de Abril, os três municípios que constituem a Associação Terras do Infante, onde elogiou o trabalho desenvolvido por Aljezur, Vila do Bispo e Lagos na «prevenção, deteção e combate a incêndios».

No seu discurso, o governante «elogiou o trabalho desenvolvido pelos sapadores, bombeiros e pelas três autarquias, seja na silvicultura preventiva, seja na prevenção, deteção e combate a incêndios, tendo ainda dado garantias de um espírito mais colaborativo por parte do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, a partir de agora, o que permitirá mais agilidade, eficácia e complementaridade».

Um dos pontos altos desta visita aconteceu em Vila do Bispo, com a cerimónia de entrega dos Certificados Profissionais aos 19 sapadores da Associação de Municípios, que frequentaram o Curso de Formação Modular certificada, ministrado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, em parceria com a Associação e Corpos de Bombeiros Locais.

 

 

Neste sentido, Miguel Freitas destacou «igualmente o facto da formação profissional dos Sapadores Florestais ser particularmente relevante no seu desempenho, de extrema exigência e risco, permitindo o aprofundamento das suas competências e desenvolvimento de outras, indispensáveis à profissão».

A visita do secretário de Estado passou por Aljezur, onde assinou o Livro de Honra do município, ato que viria a repetir em Vila do Bispo e Lagos. O edil aljezurense José Gonçalves aproveitou para apresentar ao governante uma projeção do trabalho realizado naquele concelho (dos três concelhos das Terras do Infante, Aljezur é o que apresenta maior área florestal).

Além disto, a comitiva foi ao terreno conhecer o trabalho em curso no âmbito da prevenção, limpeza e defesa da floresta contra incêndios.

Em Vila do Bispo, Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal, convidou a comitiva a participar na plantação de uma oliveira no jardim anexo aos Paços do Concelho, como forma de marcar a vinda do governante àquele concelho.

Por fim, em Lagos, os presidentes das Terras do Infante passaram em revista assuntos de interesse para as autarquias e para a associação.

 

 

Nesta ocasião, Maria Joaquina Matos, que é a presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios Terras do Infante, além de edil de Lagos, teve oportunidade para convidar Miguel Freitas a voltar em breve para apresentação do projeto de requalificação da antiga “Casa dos Cantoneiros/JAE” no topo da serra do Espinhaço de Cão, para Local Estratégico de Estacionamento de Meios de Combate e respetiva Brigada.

A visita terminou com um lanche em que houve espaço para o convívio.

Comentários

pub