São Brás de Alportel inventaria bens culturais do concelho

Objetivo é a elaboração de uma Carta do Património do Concelho

A Câmara de São Brás de Alportel está a fazer um «trabalho profundo» de inventariação dos bens culturais do município, no âmbito da elaboração da Carta do Património do Concelho.

Neste âmbito, destaca a Câmara Municipal, o Gabinete de Reabilitação Urbana de o Gabinete Municipal de Arqueologia estão a fazer «trabalhos de campo que consistem no levantamento sistemático e atualizado dos bens culturais existentes».

Segundo explica a autarquia, «os bens culturais, com caráter patrimonial a salvaguardar, compreendem os bens culturais imóveis, integrando os bens arqueológicos, arquitetónicos e os conjuntos urbanos de interesse arquitetónico, histórico, paisagístico, arqueológico e geológico; bem como o património cultural imaterial».

O Município de São Brás de Alportel pretende, através da elaboração da Carta do Património do Concelho, «integrar uma das medidas de salvaguarda do património cultural existente e desenvolver ações para a sua preservação, salvaguarda e valorização».

O conhecimento e articulação do património cultural municipal é, realça a autarquia, «fundamental, no enquadramento estratégico dos vários atos de gestão e planeamento, incluindo nomeadamente o decurso da atual revisão do Plano Diretor Municipal».

Esta fase de trabalhos de levantamento do património cultural do concelho deve decorrer por um período de quatro meses e os resultados serão apresentados «em breve».

Comentários

pub