RTP mostra como se assinala o Dia Mundial da Atividade Física em Portimão

Cidade Europeia do Desporto continua com muitas propostas de eventos

Portimão vai assinalar, este sábado, 6 de Abril, o Dia Mundial da Atividade Física, com o programa “Aqui Portugal”, da RTP, a ser exibido em direto da zona ribeirinha da Cidade Europeia do Desporto. 

A transmissão televisiva, com apresentação de Hélder Reis e Joana Teles, será dividida em dois períodos: das 11h00 às 13h00 e das 14h30 às 20h00 e incidirá sobre a gastronomia, a música e o artesanato característicos do concelho, convidando alguns protagonistas locais a revelarem o que Portimão tem de melhor.

Entre as personalidades que serão entrevistadas ao longo do dia estará Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, que falará sobre a importância do desporto na educação.

Entre as 15h00 e as 20h00 vão decorrer inúmeras atividades e demonstrações desportivas no palco “Mais Desporto para Todos!”, junto ao qual terá lugar uma feira em que estarão representadas instituições como a Direção-Geral de Educação ou a Autoridade para as Condições no Trabalho.

Entre outros pontos de interesse, haverá uma tenda dedicada ao desporto escolar e material da plataforma FITescola, cuja finalidade é diagnosticar a aptidão física dos alunos e incentivar práticas desportivas.

Os programas comunitários e inclusivos a funcionar em Portimão também terão visibilidade, de que são exemplos o Programa Diabetes em Movimento, o Programa Exercício e Saúde, o Projeto Marcha e Corrida, o Projeto FICA e o Projeto Vela Solidária.

Ao dispor dos interessados estarão rastreios, aulas abertas e demonstrações das modalidades desportivas praticadas no município, conselhos sobre alimentação saudável e propostas de desporto adaptado, bem como a possibilidade de criarem os seus próprios batidos de fruta fresca, pedalando numa das bicicletas especiais do serviço Batidos com Coração.

A partir das 14h30 realiza-se na zona ribeirinha de Portimão uma arruada e desfile do movimento associativo local, liderada pelo Barco Cidade Europeia do Desporto, com apresentação das modalidades praticadas em Portimão.

A embarcação, inspirada nos típicos buques algarvios, pretende fazer a aliança entre o mar e a cidade, tem cerca de 7 metros de comprimento por 3 de largura e uma altura de 4,5 metros. O barco, que circula sobre uma estrutura motorizada, é composto por madeira, ferro e fibra de vidro e, a partir desta estreia, promoverá a Cidade Europeia do Desporto 2019 em eventos programados para o resto do ano.

Noutro local, a Marina de Portimão e a Área Desportiva da Praia da Rocha, o Instituto do Emprego e Formação Profissional organizará, entre as 10h00 e as 16h00, ações de futebol, basquetebol, voleibol, street workout, fitness chalenge, capoeira, zumba, vela, canoagem, paddle, paddle-play surf, bodyboard e surf.

Já o Portimão Arena recebe, nos dias 5 e 6 de Abril, o Congresso Your Future, que reunirá várias personalidades para um debate sobre as boas práticas desportivas e o papel dos ex-atletas na sua integração nos mais diversos sectores da sociedade.

No dia 5 está agendada uma partida de futebol de cariz solidário, com entrada gratuita, onde será realizada uma recolha de bens alimentares, a cargo do Banco Alimentar. O jogo, destinado a apoiar o programa Your Future da Sports Embassy, terá lugar às 19h45 no Estádio Municipal de Portimão e será disputado por ex-atletas das mais diversas modalidades.

Por fim, é de sublinhar que nesta data se efetuam algumas iniciativas de índole desportiva, como um treino da seleção sul de karaté, a decorrer no Pavilhão Desportivo da EBS da Bemposta das 9h00 às 13h00, o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Ginástica Rítmica, que terá lugar entre as 14h30 e as 20h00 no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, uma prova do Campeonato de Velocidade da ISSA em Paraquedismo, no Aeródromo Municipal a partir das 10h00, e a etapa inicial do Grande Prémio do Portimão em Ciclismo (Troféu de Esperanças de Portugal 2019 Júnior e Sub-23), com partida às 15h00 da zona ribeirinha de Portimão e chegada a Alvor prevista para as 17h45.

Comentários

pub