Ourique homenageia comendador Helder Mendes

Cerimónia decorre às 19h00, no Cine-Teatro Sousa Telles

O Município de Ourique homenageia esta sexta-feira, dia 5 de Abril, o Comendador Helder Mendes, «ilustre ouriquense que se tem destacado ao longo da sua vida pelas suas qualidades humanistas e profissionais», atribuindo-lhe a Medalha de Mérito Municipal.

Profissional pioneiro da RTP, onde foi um dos primeiros e mais importantes realizadores, Helder Mendes «tem também demonstrado o seu amor à terra que o viu nascer, Ourique, empenhando-se afincadamente, ao longo dos anos, na defesa e divulgação do património histórico, cultural e arqueológico do concelho».

Nos tempos mais recentes, Helder Mendes tem estado ligado às investigações promovidas pela ORIK – Associação de Defesa do Património de Ourique, para descobrir o local do mítico castelo de Ourique.

Também muito ligado ao mergulho, há quase meio século, Helder Mendes foi o responsável por revelar ao mundo a riqueza do património arqueológico subaquático do estuário do Rio Arade, que estava a ser destruído pelas dragagens em curso no ano de 1970.

O realizador mergulhou e filmou para a televisão portuguesa, o famoso documentário “Os misteriosos barcos do rio Arade”, descobertos na sequência das dragagens feitas no rio em 1970, e transmitido, pela primeira vez, em Julho de 1972.

O Município de Ourique convida toda a população para a Cerimónia de Homenagem e de Atribuição da Medalha de Mérito Municipal ao Comendador Helder Mendes, a decorrer pelas 19h00, no Cine-Teatro Sousa Telles, naquela vila do Baixo Alentejo.

Comentários

pub