Obras na via que liga Quatro Estradas e Luz de Lagos previstas para «último trimestre»

Empreitada custa quase 1,5 milhões de euros

As obras de requalificação da Estrada Municipal 537, entre as Quatro Estradas e a Luz, no concelho de Lagos, devem começar «no último trimestre» deste ano. 

O projeto de requalificação já foi aprovado, na reunião de Câmara de 3 de Abril.

«Esta decisão vai permitir lançar o concurso de empreitada para a realização desta obra, num investimento de quase 1,5 milhões de euros», explica a autarquia.

A versão final agora aprovada consolida as opções do projetista – adicionando ajustamentos suscitados pelos contributos recolhidos no âmbito da consulta pública que decorreu desde então – «mas não altera o modelo de mobilidade previamente escolhido e definido, o qual visa dotar este importante acesso de melhores e mais seguras condições de circulação».

«O projeto prevê manter a identidade da via, quanto às suas características rurais, de modo a perpetuar a memória do território, tornando-a mais urbana e humanizada, e permitindo outros usos (que não apenas o da circulação automóvel) para diversificar o seu usufruto», diz a autarquia.

A prioridade consiste em garantir um ambiente seguro para os peões, sem descurar a segurança dos ciclistas. O projeto prevê ainda que as infraestruturas sejam dispostas num dos lados da via, o mesmo acontecendo com o passeio para os peões, que terá uma faixa elevada e autónoma.

O sistema de mobilidade integrada adotado é de modelo urbano, prevendo uma via com berma de 0,40 metros, uma valeta de 60 centímetros, uma faixa de rodagem de 5 metros (com dois sentidos, onde conviverão o tráfego automóvel e os ciclistas), um passeio para os peões com 1,85 metros e um sistema de iluminação contínuo.

A remodelação da sinalização é outra das componentes presentes, uma vez que esta convivência pressupõe a redução do limite máximo de velocidade, que passará a ser de 40 quilómetros por hora.

Ao nível das infraestruturas prevê-se a renovação integral da adutora de água, assim como a drenagem das bacias hidrográficas e a construção de três passagens hidráulicas.

A intervenção contempla também a criação de rede pluvial, a remodelação de rede de distribuição em baixa tensão e rede de telecomunicações.

Comentários

pub