Obras da nova ponte de Tavira já foram adjudicadas

Nova ponte custa 1,47 milhões de euros

A nova ponte sobre o Rio Gilão, em Tavira, vai começar a ser construída na segunda quinzena de Setembro. O contrato de adjudicação à empresa Tecnovia foi assinado no dia 22 de Março e Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, prevê que os trabalhos comecem depois do término da Feira da Dieta Mediterrânica, que se realiza de 5 a 8 de Setembro.

Segundo o autarca, nesta altura, «o processo está em trânsito para o Tribunal de Contas e esperamos o visto no mês de Junho. Depois haverá mais 30 dias para a consignação e espero iniciar a obra logo a seguir ao Verão, no mês de Setembro».

Jorge Botelho garante que não haverá obras durante o mês de Agosto e início de Setembro, porque temos «toda a dinâmica dos eventos, e Verão e obras pesadas não batem certo. Por isso, vamos tentar gerir desta forma. A ponte é importantíssima para a Feira da Dieta Mediterrânica, por isso, logo a seguir, podemos começar a obra».

Ponte Atual | Foto: Dayana Herd/ETIC_Algarve

«Se o empreiteiro concordar, a obra começa na segunda quinzena de Setembro. Mas, tudo isto, se tivermos o visto do Tribunal de Contas, como esperamos, até ao Verão», acrescenta.

Depois, «são cerca de 500 dias de trabalho», o que faz com que, se tudo correr bem, Tavira tenha a nova ponte em funcionamento no início de 2021.

A nova ponte, que liga o Largo da Caracolinha à Rua do Cais, vai custar 1,47 milhões de euros aos cofres do município e vai substituir a ponte militar, uma estrutura provisória que é utilizada há 28 anos.

A infraestrutura será construída em betão, terá 88 metros, uma via pedonal e ciclável e uma via de trânsito.

Imagem do projeto

Comentários

pub