Novo procedimento de descolagem diminui ruído de aviões em Quarteira

Novo procedimento deve estar concluído até final do ano

Novos procedimentos de descolagem, que estão a ser desenhados pela NAV, vão aliviar o ruído causado pelos aviões que descolam do Aeroporto de Faro, nas zonas de Quarteira e Vilamoura.

A novidade foi revelada ontem por Fernando Dutra, responsável pela torre de controlo do aeroporto, numa sessão de esclarecimento, promovida pela Autoridade Nacional da Aviação Civil, que decorreu em Faro.

Estes novos procedimentos, cuja elaboração deve estar concluída no final do ano, prevêem que as aeronaves que descolem no sentido Oeste, prologuem o ponto de viragem, que acontece atualmente ao largo de Quarteira, em cinco quilómetros. Isso leva a que as aeronaves cruzem a linha de costa mais tarde, a uma altitude superior, logo com menos ruído.

«Este prolongamento para o mar da subida poderá reduzir os níveis de ruído sobre Quarteira. Todos os procedimentos são estudados. Teremos de desenhar essas rotas para os vários destinos e isso demora algum tempo. Achamos que será uma boa notícia para a população de Quarteira», disse Luís Miguel Ribeiro, presidente da ANAC, na sessão.

Comentários

pub