Nova Conservatória de Lagoa vai ser instalada na antiga Escola EB 2,3

Atuais instalações não têm condições para os utentes dos serviços e para os funcionários

A Conservatória dos Registos Civil, Comercial e Predial de Lagoa vai ter novas instalações na antiga Escola EB 2,3 da cidade, ao lado do novo Juízo de Comércio, que começou a funcionar na terça-feira e foi visitado pela ministra da Justiça.

Em declarações ao Sul Informação, o presidente da Câmara Francisco Martins revelou que «estamos em conversações com o Ministério da Justiça e com a Secretaria de Estado que tutela estas questões para transferir a Conservatória das suas atuais instalações para aqui, onde há espaço e haverá melhores condições».

Durante a visita à parte da antiga escola que agora alberga o Juízo de Comércio de Lagoa, a ministra Francisca van Dunen já tinha aludido à disponibilidade do Município para colaborar na resolução de outras questões, no âmbito da «cooperação virtuosa» entre poder central e poder local, mas sem adiantar pormenores.

Foi o autarca Francisco Martins quem explicou depois ao nosso jornal que essa disponibilidade tem a ver com as futuras novas instalações da Conservatória. «Onde esse serviço funciona agora, não tem condições nem para quem lá trabalha, nem para quem necessita de usar a Conservatória. É frequente haver gente à espera na rua, porque não há espaço lá dentro», salientou o presidente da Câmara.

O Município, adiantou Francisco Martins ao Sul Informação, «já manifestou a disponibilidade para ceder a parte direita da antiga escola para acolher, com todas as condições, a Conservatória. Até já temos os projetos feitos, portanto agora é apenas uma questão de tempo e de articulação». Ou seja, em breve a Conservatória dos Registos em Lagoa vai ser vizinha do novo Juízo de Comércio.

 

O presidente da Câmara Francisco Martins com a ministra Francisca van Dunen

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

Comentários

pub