NERA e UAlg ajudam empresas a prototipar e testar novos produtos alimentares

No âmbito do projeto transnacional “Prototyping AAA+”

O NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e a Universidade do Algarve vão disponibilizar serviços às empresas algarvias que pretendam desenvolver protótipos de novos produtos alimentares e testá-los no mercado.

As duas entidades, em conjunto com parceiros do Alentejo e da Andaluzia, estão a desenvolver o projeto “Prototyping AAA+ – Rede de Cooperação Transnacional para a melhoria da competitividade empresarial do setor agroalimentar através da prototipagem”.

A primeira ação de capacitação de empresas deste projeto decorreu no dia 9 de Abril, no Campus da Penha da Universidade do Algarve, em Faro, e contou com cerca de uma dezena e meia de empresas algarvias.

O “Prototyping AAA+” visa apoiar as empresas a «desenvolver o modelo de negócio, identificar segmentos de mercado, analisar a rendibilidade económica, determinar prazos de validade, realizar análises laboratoriais e encontrar soluções de embalagem e rotulagem», entre outros, segundo o NERA.

«Esta é uma ótima oportunidade para as empresas da região alavancarem os seus processos de inovação, minimizando riscos e beneficiando do apoio de especialistas e de valências laboratoriais da Universidade Algarve, nomeadamente da área departamental de Engenharia Alimentar e da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo», considerou Marco Vieira, diretor executivo do NERA.

Luís Rodrigues, Gestor de Projetos do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve e um dos principais dinamizadores da primeira Ação de Capacitação de Empresas, mostrou-se satisfeito com a ambição dos empresários e empresárias participantes.

«Estas empresas já identificaram novas linhas e oportunidades de negócio, sabem o caminho que tem que percorrer e o nosso principal objetivo é ajudá-las tecnicamente no processo de desenvolvimento dos protótipos e na reflexão sobre os modelos de negócio mais adequados para lançarem com sucesso os produtos no mercado, seja ele regional, nacional ou internacional».

Os trabalhos de apoio às empresas agro-alimentares algarvias que pretendem desenvolver novos produtos continuam no dia 16 de Abril, numa segunda jornada de capacitação, a realizar novamente no Campus da Penha da Universidade do Algarve e cujas inscrições ainda se encontram abertas e podem ser efetuadas através deste link.

Fotos: NERA

 

Comentários

pub
pub