Morreu Fernando Santiago, antigo presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra

Será sempre recordado por muitos como um “Filho de Armação”

Fernando Santiago Bernardo, anterior presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra (Silves), faleceu na manhã deste sábado, dia 20, no Hospital de Faro, onde se encontrava internado há vários dias.

Em nota de pesar publicada na sua página de Facebook, aquela autarquia recorda o percurso de vida de Fernando Santiago. Nascido a 30 de maio de 1939, em Albernoa, distrito de Beja, «cedo escolheu Armação de Pêra como a sua terra de coração e foi aqui que trabalhou, cresceu, casou, constituiu família e abraçou diversas causas sociais, com particular destaque para os vários cargos diretivos que desempenhou na Santa Casa da Misericórdia de Armação de Pêra, na Fábrica da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes e, sobretudo, no Clube de Futebol “Os Armacenenses”, devendo-se a ele o desenvolvimento que o clube atingiu na vertente social e desportiva, sendo também ele o grande impulsionador e obreiro da construção da sua Sede Social».

Depois de ter desempenhado funções na Assembleia de Freguesia de Armação de Pêra, em 17 de dezembro 1989 foi eleito presidente da Junta de Freguesia, cargo que desempenhou durante 20 anos, correspondendo a cinco mandatos autárquicos.

Fernando Santiago foi sempre «um acérrimo defensor de Armação de Pêra, travando inúmeras “batalhas políticas” em prol dos interesses coletivos dos armacenenses», salienta a nota, assinada por Ricardo Pinto, atual presidente daquela Junta.

Durante os anos em que presidiu à Junta de Freguesia esteve ligado a inúmeras conquistas para Armação de Pêra, como a ampliação do cemitério, a construção das Escolas EB 2,3, EB 1 e Jardim de Infância, a construção do Centro de Saúde, a construção do Quartel da GNR, a requalificação da Avenida Beira-Mar, a construção da via dorsal e a construção do Estádio Municipal, entre outras.

Fernando Santiago é recordado como «um Homem de família, convicções fortes, alegre, bem-disposto, amigo, disponível, solidário, corajoso, frontal, foi sempre muito respeitado entre os armacenenses que lhe reconhecem obra feita e inúmeras qualidades e virtudes». É dele a frase que muitas vezes foi dita (e ainda continua a ser) em sessões de Assembleia Municipal de Silves: «Armação de Pêra não é mais nem menos do que as outras freguesias do concelho… mas é diferente!».

Após terminar o exercício do cargo de presidente de Junta de Freguesia, em outubro de 2013, Fernando Santiago dedicou-se à família, e «embora com menos disponibilidade, continuou a desempenhar cargos diretivos em algumas instituições da freguesia».

No que diz respeito à Junta de Freguesia, «nunca deixou de acompanhar e participar com especial carinho nas várias iniciativas promovidas pelo atual executivo, demonstrando um particular entusiasmo com o edifício da futura sede da Junta de Freguesia, que ainda visitou durante a sua fase de construção, tendo confidenciado que aquele era mais um sonho seu que faltava pouco para estar cumprido».

«Hoje é um dia triste para Armação de Pêra, que fica assim mais pobre com a partida de um ilustre e verdadeiro armacenenses que, apesar de não ter nascido cá, é e será sempre recordado por muitos como um “Filho de Armação”», salienta a nota de pesar.

As cerimónias fúnebres vão ter lugar no próximo dia 23 de Abril (terça-feira), às 16h00, na Igreja Matriz de Armação de Pêra.

Comentários

pub