Moncarapacho volta a cumprir tradição de comer folar no Cerro da Cabeça

Evento conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Moncarapacho

A tradicional Festa do Cerro da Cabeça realiza-se esta segunda-feira, 22 de Abril, em Moncarapacho, juntando famílias e amigos num piquenique para comerem o folar. 

Para animar o convívio, a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta organiza um baile, a partir das 15h00, com a atuação de Silvino Campos. O evento conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Moncarapacho.

Esta festa «começou nos finais dos anos quarenta do século passado e tornou-se numa das comemorações mais populares do sotavento algarvio. Em Faro, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, organizavam-se excursões com a colaboração dos patrões que dispensavam os seus trabalhadores», explica a União de Freguesias.

Nesta festa, «debaixo de uma árvore e à volta de uma mesa, o folar era a iguaria mais desejada do piquenique, onde também os primeiros caracóis eram saboreados. A subida ao miradouro, construído propositadamente para a festa uns anos mais tarde, também era obrigatória, e à tarde havia um bailarico ao ar livre para culminar um dia de festa inesquecível, e que era aguardado ansiosamente, ano após ano», acrescenta a autarquia.

O evento conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Moncarapacho.

Comentários

pub