Milreu acolhe palestra sobre “A erótica nas elegias de Tibulo”

Iniciativa faz parte do ciclo “Amatores in situ”

“A erótica nas elegias de Tibulo” é o nome da palestra a ser proferida por João Batista Toledo Prado, professor da Universidade Estadual Paulista (Brasil), na próxima terça-feira, 30 de Abril, às 18h00, nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi, concelho de Faro.

Esta é mais uma iniciativa integrada no ciclo “Amatores in situ”.

Partindo de consagradas posições da crítica tradicional sobre o tema da elegia erótica romana, o objetivo desta comunicação é fazer uma recensão das ideias mais importantes – sobretudo as de Paul Veyne (1987) – acerca do tratamento a que devem ser submetidos os objetos da paixão do “eu-poético”, nas elegias amorosas do poeta romano Tibulo (século I a.C.).

«Ao mesmo tempo, sublinham-se e enfatizam-se certas características pelas quais se pode conceber a produção elegíaca do poeta de Gábia como inovadora no desenvolvimento daquele género poético, tal como a conceção de não apenas um único, porém três objetos amorosos – Délia, Márato e Némesis –, bem como uma certa neutralização de verbos de ação, em cenas narradas de modo quase independente», diz a Direção Regional de Cultura do Algarve.

O ciclo “Amatores in situ” vai na sua 5ª edição, integra-se no programa DiVaM e resulta da colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a Associação CIVIS.

Esta edição é coordenada pela professora Ana Isabel Soares, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

A participação é gratuita, condicionada às vagas existentes e por ordem de chegada.

Comentários

pub