Livro conta a história de Vila Nova de Milfontes

Obra é da autoria de António Martins Quaresma

“Vila Nova de Milfontes – História” é o título da obra do historiador António Martins Quaresma, que vai ser apresentada ao público este sábado, 13 de Abril, às 15h30, no Colégio Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes.

A apresentação da obra estará a cargo de José António Falcão, historiador de arte e diretor-geral do Festival Terras Sem Sombra, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Odemira José Alberto Guerreiro.

A edição é da responsabilidade do Município de Odemira, sendo o evento inserido no programa das comemorações “Abril em Odemira”.

António Martins Quaresma nasceu em Vila Nova de Milfontes, onde reside. Tem realizado investigação em História, matéria em que possui o grau académico de Doutor. A continuidade sistemática dos seus estudos, com particular incidência sobre o Alentejo Litoral, traduziu-se na edição de vários títulos, entre livros, capítulos de livros e outras publicações. Tem-se empenhado, ainda, na difusão de temas da cultura local, bem como na divulgação e na defesa do património cultural.

A obra aprofunda a história de Vila Nova de Milfontes, nas dimensões municipal, senhorial-comendatária, portuária e castrense – ligadas, respetivamente, à autonomia concelhia, à comenda da Ordem de Santiago, ao porto pesqueiro e comercial e à organização militar centrada no forte de S. Clemente.

Enquanto vila autónoma, Vila Nova de Milfontes foi fundada, em 1 de Setembro de 1486, pelo rei D. João II. Numa história mais recente, já em pleno século XX, a vila ganha a dimensão turística.

Comentários

pub