Lagos e Loulé juntam-se para comemorar centenário do nascimento de Sophia

Câmara de Lagos e Biblioteca de Loulé criaram programa conjunto e juntaram-se às comemorações a nível nacional

A Câmara de Lagos e a Biblioteca de Loulé vão associar-se às comemorações do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, que decorrem, a nível nacional, entre Março e Novembro.

O município lacobrigense e a biblioteca louletana vão promover um programa em parceria, para se juntar à festa, que está a ser organizada, a nível nacional, pelo Centro Nacional de Cultura. O programa completo pode ser descarregado aqui (formato PDF).

Um colóquio subordinado ao tema “O Mediterrâneo e o Atlântico em Sophia”, a realizar a 3 de Outubro, no Centro Cultural de Lagos, é uma das iniciativas que estão já confirmnadas. «Organizado em quatro mesas-redondas, este colóquio internacional, dedica-se a abordar, em torno da obra de Sophia, o tema do mar, o diálogo com os poetas do Sul, a importância dos contos para crianças e a presença do sagrado na poesia», segundo a Câmara de Lagos.

O município lacobrigense também irá acolher uma apresentação do conto musical “A Menina do Mar”, baseado numa das histórias mais famosas e amadas de Sophia. O espetáculo estreará em Maio, em Lisboa, e virá a Lagos em data ainda por definir.

«Estão igualmente já a ser desenvolvidos pelo CNC roteiros temáticos em Lisboa, no Porto e em Lagos, com o objetivo de dar a conhecer a vida, a personalidade e a obra da poeta», acrescentou a autarquia.

Estas comemorações «realizam-se a partir de uma ideia e por iniciativa da filha, Maria Andresen Sousa Tavares, poeta e artista plástica, que, por mandato da mãe, tem cuidado da sua obra. A programação inclui criações literárias, artísticas, musicais e cinematográficas, colóquios, conferências, edições, espetáculos, exposições, em Portugal e no estrangeiro».

A Comissão das Comemorações do Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen, sediada no Centro Nacional de Cultura, propõe «um programa vivo e vasto, ambicioso e atualizado, em que se inscrevem e refletem todas as faces do rosto ao mesmo tempo uno e multiplicado de Sophia».

Comentários

pub