Há novas possibilidades de colaboração entre empresárias de Portugal e Espanha

Uma centena de empresárias de Portugal e Espanha participaram na II edição da iniciativa B2B Juntas Somos Mais em Évora

A segunda edição do encontro empresarial B2B Juntas Somos Mais, que decorreu em Évora, reuniu cerca de uma centena de empresárias que apresentaram os seus projetos, criaram sinergias entre si e assistiram à partilha de experiências nos vários setores de atividade como turismo, consultoria, cultura, comunicação, moda e cosméticos, agricultura, saúde, artesanato, design, entre outros.

Durante o encontro, as participantes inseridas no setor do design e do artesanato uniram-se, entre outras coisas, na intenção de criar uma associação luso-espanhola que promova os seus projetos, defenda os seus negócios e crie novas oportunidades e sinergias entre os dois países.

Foram ainda definidas novas medidas para aproximar negócios entre os dois países, como a criação de pacotes de serviços empresariais complementares no âmbito turístico, gastronómico, cultural e lazer, entre outros. As empresárias pretendem ainda criar espaços comuns para exposição e venda dos seus produtos ou serviços.

A iniciativa Juntas Somos Mais, promovida pelo projeto INTREPIDA – Internacionalização das Mulheres Empresárias de Espanha e Portugal para a Inserção, Desenvolvimento e Alianças – coordenado pela Fundação Tres Culturas Del Mediterráneo, revelou-se um sucesso, ao cumprir em pleno o seu objetivo de impulsionar a competitividade empresarial das PME administradas por mulheres e internacionalizar os seus projetos no território transfronteiriço da Andaluzia, do Algarve e do Alentejo.

Com o intuito de continuar a apresentar novas empresas, promover as suas criadoras e o trabalho que é desenvolvido por elas, o projeto INTREPIDA tem previstas para Abril diferentes atividades, como, por exemplo, um showcooking de apresentação de comida saudável da marca La Vegana e um Roteiro pelas Igrejas e Irmandades do centro histórico de Sevilha, com a empresa Andalucia Sacra.

As várias atividades do projeto continuarão ao longo de todo o ano 2019, estando previstas ações em Portugal e Espanha.

O projeto INTREPIDA e as suas atividades são financiados pelo Programa INTERREG POCTEP Espanha e Portugal, aprovado pela União Europeia para o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e desenvolve outras atividades como Fóruns de Trabalho, Visitas a Empresas e Sensibilização Pedagógica em empreendedorismo em vários centros de formação públicos e privados.

A Fundação “Tres Culturas Del Mediterráneo”, com sede em Sevilha, Espanha, é uma instituição internacional sem fins lucrativos que atua desde 1998 a nível Euro-Mediterrânico, através de diferentes linhas de ação e de múltiplas iniciativas.

A Fundação pretende criar uma maior proximidade e respeito entre cidadãos e instituições apostando na diversidade como um princípio basilar.

As suas iniciativas contribuem para um maior enriquecimento socioeconómico através da promoção de projetos relacionados com cultura, geopolítica, empreendedorismo, educação e participação ativa dos cidadãos.

 

Comentários

pub