Forças de segurança pública passam a ter desfibrilhadores em Portimão

Serviço Municipal de Proteção Civil arrancou com a formação de operacionais da GNR, PSP e AMN

Seis equipamentos de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) de uso comunitário vão ser colocados em locais estratégicos nas três freguesias do concelho de Portimão, bem como serão atribuídos outros quatro aparelhos DAE aos piquetes das forças de segurança, PSP, GNR e Autoridade Marítima Nacional.

Os DAE serão colocados na Praia da Rocha, Zonas Ribeirinhas de Alvor e Portimão, Alameda da República, Praça 1º Maio e Mexilhoeira Grande, de modo a cobrir as principais zonas do concelho.

Na passada quarta-feira, 10 de Abril, arrancou a formação dos operacionais das forças de segurança, com uma primeira ação envolvendo militares da GNR e agentes da PSP. No total, serão formados mais de 200 elementos destas três forças de segurança.

Vai seguir-se a formação dos funcionários das Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, e de voluntários nas áreas de influência dos DAE que serão instalados na via pública, permitindo, desta forma, o pleno funcionamento destes equipamentos, cuja função é salvar vidas através da antecipação desta capacidade em vítimas de paragem cardiorrespiratória.

 

Trata-se de um investimento da Câmara Municipal de Portimão, que já ascende a 28.000 euros, e através do qual se pretende inverter os dados conhecidos a nível nacional: em Portugal, ocorrem por ano, mais de 10.000 casos de morte súbita de causa cardíaca. Em caso de paragem cardiorrespiratória (PCR), todo o tempo conta, mas em 57% das paragens cardiorrespiratórias registadas não são realizadas manobras de reanimação. Por outro lado, existe apenas um DAE por cada 10.000 habitantes, pelo que só 3% das pessoas que sofrem uma PCR fora do ambiente hospitalar sobrevivem.

Desde 2016, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão tem implementado um programa próprio de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), assegurando aos técnicos e voluntários por si formados autonomia na sua utilização, e garantindo atualmente a presença de um desfibrilhador em todos os eventos relevantes promovidos no concelho.

Através desta parceria, estabelecida desde então, com os Bombeiros de Portimão, enquanto entidade formadora acreditada pelo INEM, o número de pessoas aptas a utilizar de forma autónoma um aparelho DAE no concelho já ultrapassou os 250 operacionais, entre bombeiros e técnicos que desempenham funções nas áreas da cultura e desporto do município de Portimão.

 

Comentários

pub