Festas de Maio levam música e tradição a Amoreiras-Gare

Ao longo de cinco dias, há programação variada

As Festas de Maio e a 16ª Feira do Interior do Concelho de Odemira começam amanhã, 1º de Maio, e prolongam-se até domingo, dia 5, em Amoreiras-Gare, na freguesia de S. Martinho das Amoreiras.

Este evento mobiliza milhares de visitantes e do programa fazem parte dezenas de atividades, com grande destaque para o cante alentejano, artesanato e produtos locais.

A abertura oficial das Festas de Maio acontecerá amanhã, dia 1 de Maio, às 11 horas. Destaque para a Exposição de Artesanato e Produtos Regionais, a decorrer todos os dias, entre as 11 e as 21 horas.

A componente cultural será dinâmica, com um programa preenchido ao longo dos cinco dias do certame. Na tarde de amanhã, a partir das 15 horas, decorrerá a 14º Festival de Cantares ao Desafio/Improviso, com a participação de Cantadores de Baldão e Despique da região e de Cantares do Minho.

A tarde de domingo, dia 5, será dedicada ao Cante Alentejano, com a atuação dos grupos Vozes Femininas de Amoreiras-Gare, Era uma vez…o cante! – Grupo de Cantares Alentejanos de Vendas Novas, Grupo Coral da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes, Grupo Coral Raízes do Cante (Cuba) e o Grupo de Alunos do Centro Valorização da Viola Campaniça e Cante de Improviso.

 

Festas de Maio – Momentos

Ao longo dos cinco dias, haverá diversos espetáculos nos dois palcos do recinto, com a atuação do Grupo de Danças e Cantares Regionais de Faralhão (Setúbal), Pedro Mestre e Amigos, Associação Jazz e Não Só, Grupo Musical Falta Um, Banda Filarmónica de Odemira, Grupo Musical Amoreirense, Grupo Relíquias D’Outrora, Grupo Incantus – Tocares e Cantares de Avelãs de Cima (Anadia), Grupo Musical Atar e Por ao Fumeiro, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim e Grupo Coral Musical “Os Alegrias” da Casa Povo Vendas Novas.

As noites de sexta-feira e sábado serão preenchidas com espetáculos de variedades, com Luciana Abreu e o Grupo Banza, seguidos de bailes.

A preocupação com o desenvolvimento e dinamismo económico também está patente no programa. Na sexta-feira, 3 de Maio, às 15 horas, destaque para a realização do colóquio dedicado ao tema “Pilares para o desenvolvimento do interior”, com incidência no Turismo, Floresta, Produtos regionais e Políticas Públicas.

Na componente desportiva, as Festas de Maio recebem, amanhã, dia 1, o evento “Pelos Trilhos do Montado”, que inclui o 3º Grande Prémio de Atletismo Festas de Maio e 4ª Caminhada Festas de Maio.

A organização das Festas de Maio pertence à Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, com o apoio do Município de Odemira e da Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras.

Festas de Maio – Momentos

Comentários

pub