Festa do Basquetebol chegou ao fim com promessa de voltar a Albufeira em 2020

Albufeira recebeu 18 comitivas vindas de todo o país

A 13ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil chegou ao fim na terça-feira, com uma cerimónia de encerramento e entrega de prémios, que encheu o Pavilhão Desportivo de Albufeira e contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e Desporto.

«Esta festa é impressionante. Aqui respira-se os valores do desporto. Saio daqui com as energias renovadas e tenho pena de não ter vindo há mais tempo a este evento», disse o secretário de Estado João Paulo Rebelo.

O governante, com os presidentes da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, e da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, entregaram os troféus às seleções vencedoras da Festa do Basquetebol Juvenil Albufeira 2019.

A Madeira levou a melhor sobre Lisboa (52-50) no escalão de Sub16 femininos, naquele que foi o primeiro título da seleção neste evento.

Aveiro voltou a conquistar a competição de Sub16 masculinos, sete anos depois, graças a um triunfo sobre o Porto por 58-45, impedindo assim o tetracampeonato do adversário.

Numa reedição da final do ano passado, Lisboa e Algarve voltaram a defrontar-se pelo título de Sub14 masculinos, mas agora com um desfecho diferente. A seleção alfacinha venceu o sul por 50-48.

O Porto agarrou o “tri” no escalão de Sub14 femininos depois de ultrapassar a Madeira por 57-36.

No total, as seleções do Algarve alcançaram por duas vezes o pódio: um 2º lugar em Sub-14 Masculinos e um 3º lugar em Sub-19 Masculinos.

«É extraordinário assistir a esta moldura humana, a esta festa da família que durante seis dias dá uma nova cor e dinâmica a Albufeira», destacou José Carlos Rolo.

O autarca garantiu que, para o ano, Albufeira irá continuar a ser a cidade anfitriã deste evento e salientou que «a Festa é tão ou mais importante do que a competição porque faz sobressair os valores da amizade, convívio, fair-play e espírito de equipa, tão importantes para o crescimento saudável destes jovens«.

De 11 a 16 de Abril, Albufeira acolheu 18 comitivas de jovens de todo o país, que vieram acompanhados por treinadores, árbitros, dirigentes, técnicos nacionais, membros da organização, fisioterapeutas e familiares. No total, as Festas do Basquetebol Juvenil movimentaram perto de 5 mil pessoas.

 

CLASSIFICAÇÃO

SUB-14

MASCULINOS
1º Lisboa
2º Algarve
3º Setúbal

FEMININOS
1º Porto
2º Madeira
3º Setúbal

SUB-16

MASCULINOS
1º Aveiro
2º Porto
3º Algarve

FEMININOS
1º Madeira
2º Lisboa
3º Porto

ALL STAR MASCULINOS
1º Seleção do Norte
2º Seleção do Sul

ALL STAR FEMININOS
1º Seleção do Sul
2º Seleção do Norte

Comentários

pub