Faro: Largo de São Pedro reaberto após obras de requalificação

Obra tirou o trânsito da área em frente da igreja

O Largo de São Pedro, em Faro, foi reaberto no domingo, depois de ter sido a alvo de obras de requalificação.

A intervenção «vem dar uma nova centralidade à zona, libertando a área em frente à Igreja de São Pedro de trânsito automóvel», segundo a Câmara de Faro, que investiu 60 mil euros na execução da obra.

Segundo a autarquia, os trabalhos efetuados «vêm conferir ao monumento uma proteção e um enquadramento urbanístico de que indubitavelmente carecia, através da criação de uma praça exterior como prolongamento do templo, retirando o trânsito que se encaminhava para o largo Catarina Eufémia e rua Baptista Lopes».

«Por seu lado, a harmonização dos trânsitos pedonal e automóvel, com “cota zero”, privilegiará o bem-estar, devolvendo o espaço ao peão, com um cuidado particular com os cidadãos de mobilidade reduzida», acrescentou a Câmara de Faro.

Aproveitando a realização desta obra, foram «instaladas infraestruturas que permitirão a colocação, num futuro próximo, de equipamentos que farão a gestão centralizada da iluminação pública, da videovigilância, de internet sem fios e dos fluxos de trânsito».

«A Fagar realizou também trabalhos importantes na zona, procedendo à substituição das antigas condutas de abastecimento de água, em fibrocimento e com mais de 60 anos, por condutas modernas de poliatileno de alta densidade, dando assim continuidade aos trabalhos de reabilitação de condutas que esta empresa municipal tem vindo a desenvolver desde 2015. O investimento da Fagar nesta intervenção foi de cerca 55 mil euros e contemplou ainda a contentorização subterrânea», acrescentou a autarquia.

A Câmara de Faro promete para breve o anúncio de novos projetos de requalificação para a praça Ferreira de Almeida e para o largo do Pé da Cruz.

 

Fotos: Câmara de Faro

Comentários

pub
pub