Exposição de fotografia mostra as Platibandas de Olhão

Mostra é da autoria de Filipe da Palma

As platibandas de Olhão, captadas pela objetiva de Filipe da Palma, vão estar em exposição no Museu Municipal – Edifício do Compromisso Marítimo, em Olhão, entre 16 de Abril e 4 de Junho. A inauguração da mostra, no dia 16 de Abril, está marcada para as 17h00.

Filipe da Palma é fotógrafo e, «no seu reportório visual, pode-se identificar uma série de imagens relacionadas com o património cultural algarvio, na sua vertente de paisagem cultural, património edificado e imaterial», explica a Câmara de Olhão.

Na cidade cubista, Filipe da Palma «registou um sem-número de platibandas e, em pormenor, as suas ornamentações, realizadas com argamassas de revestimento que, não obstante a sua função decorativa, serviam também para proteção das alvenarias».

Intervindo na composição da paisagem urbana e na paisagem rural, as platibandas policromáticas que povoam a arquitetura tradicional em Olhão «são tesouros originais e únicos, realizados num passado recente, que agora se podem ver no Museu Municipal pelos olhos de Filipe da Palma», conclui a autarquia.

Esta é uma iniciativa no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de Abril.

Comentários

pub