Etapa inaugural do Nacional de Canoagem de Mar disputa-se em Lagoa

Está prevista a participação de perto de 200 atletas

A primeira etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar disputa-se no próximo dia 13 de Abril, a partir das 15h00, em Lagoa. 

O percurso de 14 quilómetros tem partida na Praia Grande (Ferragudo) e chegada na Praia da Senhora da Rocha, estando prevista a participação de 200 atletas.

Segundo o Kayak Clube Castores do Arade, a «edição deste ano conta com a presença dos melhores atletas nacionais com destaque para os campeões da época passada e vários representantes nacionais no último Campeonato da Europa que se realizou em Alicante, em Espanha».

Bernardo Pereira nos juniores, atleta do Naval da Calheta da Madeira, medalha de bronze nos últimos Europeus, tentará repetir a vitória na época passada e é o grande favorito nos juniores.

João Santos, do Naval de Sesimbra, campeão nacional sénior com seis vitórias nacionais em 2018 é um dos favoritos à vitória, mas Sérgio Jesus, do Náutico de Milfontes, vice-campeão nacional e único atleta a bater João Santos em 2018, pode surpreender, bem como Guilherme Cabral, também do Naval de Sesimbra, medalha de bronze no nacional de 2018.

Para a vitória absoluta é preciso contar também com os veteranos Artur Tomaz, do Canoagem de Setúbal, e Hugo Lima, do Náutico de Fão.

Nas mulheres, Sara Rafael (Náutico de Litoral Alentejano) e Sofia Coelho (Naval de Sesimbra) são as favoritas, no entanto, Carlota Duarte, do Naval do Funchal, pode surpreender neste início de época.

Nas tripulações, o destaque vai para os campeões nacionais de seniores Diogo Patrício e Nuno Silva, do Náutico de Milfontes, e para os vice-campeões nacionais Pedro Pereira e Luis Niza (Costa do Sol).

Os vencedores destacados de 2018, Emanuel Silva e Artur Pereira, ainda não confirmaram presença devido a compromissos importantes de qualificação para a equipa nacional Olímpica.

Nas tripulações mistas, Diogo e Inês Esteves, irmãos campeões nacionais em 2018, do Náutico do Litoral Alentejano, vão tentar repetir a vitória alcançada em Lagoa na edição passada.

Esta é a 7ª edição da prova algarvia que, nos homens, conta com seis diferentes vencedores absolutos em outras tantas edições. A última vitória foi do internacional João Santos, atleta do Naval de Sesimbra, que somou, à sua vitória em Lagoa, o título nacional.

Nas mulheres, o destaque vai para Sara Rafael, atleta do Náutico do Litoral Alentejano de Milfontes, que conta com 6 vitórias em 6 edições e é novamente a favorita.

O Campeonato Nacional de Canoagem de Mar de 2019 é constituído por oito etapas. O Algarve este ano será palco de uma jornada dupla com a 2ª etapa a realizar-se em Portimão no domingo, dia 14 de Abril.

A 3ª etapa realiza-se em Maio nos Açores (Lagoa, ilha de São Miguel), passando depois por Vila Nova de Milfontes em Junho. Em Julho será a vez de Viana do Castelo e Esposende receberem a Taça do Mundo de Ocean Racing que será simultaneamente a 5ª etapa nacional.

A Madeira (Funchal) receberá a 6ª etapa em Agosto e o nacional termina em Outubro em Oeiras.

Comentários

pub