Em Olhão, 2 mil formam Laço Azul Humano contra maus-tratos na infância

88 turmas do concelho de Olhão participaram na atividade

Mais 2000 pessoas formaram um Laço Azul Humano, na manhã desta terça-feira, no Estádio Municipal de Olhão, culminando o Mês de Prevenção dos Maus-tratos na Infância e Juventude que, por todo o País, relembra a responsabilidade coletiva para a prevenção dos maus-tratos.

A ação de sensibilização, à qual se associou o Município de Olhão, contou com 88 turmas do concelho, bem como com inúmeras IPSS, associações, bombeiros e forças de segurança.

Com esta atividade, a organização pretendeu, mais uma vez, tornar visível o interesse comum e esforço conjunto das instituições do concelho relativamente ao problema dos maus-tratos na infância e juventude e informar e consciencializar a comunidade para o seu papel na sua prevenção.

Na ocasião, que contou com a participação do presidente da Câmara António Miguel Pina e da restante vereação, o autarca sublinhou “o papel de todos enquanto comunidade, bem como das escolas, educadores e forças de segurança”, na luta contra “este flagelo que se continua a verificar”.

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, nos Estados Unidos, quando Bonnie W.Finney amarrou uma fita azul à antena do seu carro, como forma de homenagem aos seus dois netos, ambos vítimas de maus-tratos.

O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças da violência e negligência.

A história desta avó demonstra o efeito que a preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.

Comentários

pub