Eis a primeira imagem de um buraco negro

Os primeiros resultados do projeto do Telescópio do Horizonte de Eventos confirmam a existência de um buraco negro na galáxia M87 e permitem revelar a primeira fotografia real de um buraco negro

Primeira imagem real de um buraco negro – fonte: Serviço Audiovisual da Comissão Europeia

No próximo dia 29 de Maio, cumpre-se o centenário da famosa observação do eclipse total do Sol por uma equipa britânica chefiada por Arthur Eddington (1882 – 1944), na ilha do Príncipe, então uma colónia portuguesa, que permitiu comprovar a teoria da relatividade geral de Albert Einstein (1879 – 1955).

Nada melhor para comemorar este centenário do que a obtenção, pela primeira vez, de uma imagem direta de um buraco negro, cuja análise está de acordo com o previsto pela teoria da relatividade geral.

Einstein está de novo correto e a sua teoria mostra verificar-se correta em situações extremas e longínquas.

De facto, foi hoje, dia 10 de Abril de 2019, apresentada ao mundo, em seis conferências de imprensa simultâneas (em Bruxelas, Washington, Santiago, Xangai, Taipei e Tóquio ), a imagem de um buraco negro que se comprova existir na galáxia M87, que situa a 54 milhões de anos-luz da Terra na direção da constelação Virgo.

O buraco negro terá uma massa entre 3,5 e 6 mil milhões de vezes a do Sol e é maior do que o nosso sistema solar inteiro!

 

Esta imagem foi obtida através do projeto do Telescópio do Horizonte de Eventos (EHT, na sigla em inglês) que engloba vários telescópios localizados no Arizona e Havai, nos EUA, México, Chile, Espanha e Antárctida, França e Gronelândia.

Este projeto resulta de observações e análises de dados contínuas desde 2012, efetuadas por mais de 200 cientistas.

Os resultados científicos foram publicados em seis artigos na revista The Astrophysical Journal Letters. Clique aqui, para ler um desses artigo com acesso livre.

 

Animação em vídeo e primeira imagem de um buraco negro (fonte: Serviço Audiovisual da Comissão Europeia)

Comentários

pub