Dulce Maria Cardoso tem encontro marcado na Biblioteca de Olhão

Iniciativa realiza-se no âmbito do Dia Internacional do Livro (23 de Abril)

Foto: Dulce Maria Cardoso, publicada no Facebook

A escritora Dulce Maria Cardoso tem um encontro marcado para este sábado, 13 de Abril, às 15h00, na Biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão, no âmbito do Dia Internacional do Livro.

Dulce Maria Cardoso nasceu em Trás-os-Montes, em 1964. Publicou os romances “O Retorno” (2011, Prémio Especial da Crítica e Livro do Ano dos jornais Público e Expresso), “O Chão dos Pardais” (2009, Prémio PEN Clube Português e Prémio Ciranda), “Os Meus Sentimentos” (2005, Prémio da União Europeia para a Literatura) e “Campo de Sangue” (2001, Prémio Acontece).

Os seus livros estão traduzidos em várias línguas e publicados em mais de duas dezenas de países. A tradução inglesa de “O Retorno” recebeu, em 2016, o English PEN Translate Award.

A antologia “Tudo são histórias de amor” (2013) reúne grande parte dos contos publicados em revistas e jornais. Alguns destes textos integram antologias estrangeiras, e o conto “Anjos por dentro” foi escolhido para a antologia Best European Fiction 2012, publicada pela prestigiada Dalkey Archive Press.

Publicou ainda o livro “Rosas” (2017) e as “Histórias infanto-juvenis Lôá, a menina-deus” (2014).

A obra de Dulce Maria Cardoso é estudada em universidades de vários países e tem sido objeto de adaptações ao cinema e ao teatro.

Em 2012, recebeu do Estado francês a condecoração de Cavaleira da Ordem das Artes e Letras.

Comentários

pub