DiVaM começa em Aljezur viagem cultural pelos monumentos do Algarve

Este ano, o programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos da Direção Regional de Cultura do Algarve ten como tema “A Viagem”

O programa cultural DiVaM 2019 – Dinamização e Valorização dos Monumentos, da Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg), vai ser apresentado no sábado, dia 13, às 16h00, no Castelo de Aljezur.

Este ano, o DiVaM, programa de dinamização e fruição cultural que leva espetáculos aos monumentos que estão sob a alçada da DRCAlg, terá como tema central “A Viagem”.

A cerimónia de sábado – que, em caso de condições meteorológicas adversas, se mudará para o Salão Nobre dos Paços do Concelho de Aljezur – integra, ainda, a abertura do ciclo “Artis XXI – Via.gen(E)s”, organizado por Elsa Mathei, com o projeto Viagem de Sons, pelo XelbInSax Quartet, numa iniciativa da Associação Artis XXI – Associação de Educação Artística de Lagoa.

«Procurando alcançar uma diversidade abrangente de estilos musicais, XelbIn Sax levam-nos numa viagem entre a música erudita e a música pop /rock moderna, não esquecendo alguns temas emblemáticos da cinematografia universal».

O projeto conta com os alunos Rodrigo Martins, Diogo Gonçalves, Margarida Milhazes e Direção Artística de Daniel Marques e com o apoio da Sociedade Filarmónica Silvense.

Quanto à temática do DiVaM 2019, “A Viagem”, é o mote «para o início de uma demanda por novos lugares, mas acima de tudo para a reflexão sobre algumas temas da atualidade, através de um conjunto de projetos culturais e artísticos abertos ao público em geral e direcionados para as comunidades locais, estimulando o seu envolvimento no processo patrimonial», segundo a DRACAlg.

«Oficinas educativas, sessões de cinema e debates, concertos, projetos interdisciplinares que integram música, performance, literatura ou artes visuais, em suma, muitas são as razões para iniciar esta jornada», acrescentou a Direção Regional de Cultura, que organiza este evento em conjunto com a Câmara de Aljezur.

No final, haverá lugar a um beberete para os convidados, oferta da “Quinta do Barranco Longo”, parceiro do programa DiVaM praticamente desde a sua origem.

Na 6ª edição do DiVaM vão estar envolvidas 23 associações culturais da região e vários municípios algarvios, nomeadamente os municípios de Aljezur, Vila do Bispo, Portimão, Albufeira, Loulé e Faro.

Comentários

pub