DiVaM 2019 começa com palestra em Milreu

Palestra integra o ciclo “Amatores in Situ”

A palestra “Movimentos perpétuos das sementes imortais – os clássicos viajam para a atualidade na poesia de Anne Carson e de Nunes da Rocha” vai dar o pontapé de saída para a edição de 2019 do programa DiVaM – Divulgação e Valorização dos Monumentos do Algarve, da Direção Regional de Cultura do Algarve, amanhã, quarta-feira, dia 24 de Abril, nas Ruínas Romanas de Milreu.

Esta palestra, que será proferida por Ana Isabel Soares, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, está inserida em nova edição do ciclo “Amatores in Situ”.

Segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg), os dois autores focados nesta palestra «são ao mesmo tempo passageiros e condutores na deambulação perpétua dos clássicos para os nossos dias – isso mesmo se procurará explorar».

«Anne Carson, uma das mais eminentes helenistas do Canadá, é, além de tradutora de Safo e dos grandes dramaturgos gregos, também poeta. Na sua obra, as referências clássicas vão além do desfiar de nomes de personagens e autores: constituem-se verdadeiras reencarnações de personae antigas, como se despontassem no lugar de hoje, em passagem pela eterna e espiralada viagem em que as traduções as transportam».

Por seu lado, «as publicações de Nunes da Rocha (constituídas por poemas, mas também por prosa dificilmente catalogável) são pespontadas por elementos clássicos e antigos, numa cerzidura que torna inconsútil o trânsito entre passado e presente», segundo a DRCAlg.

O ciclo “Amatores in Situ” tem, em 2019, a sua 5ª edição e resulta da colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a Associação CIVIS.

A participação é gratuita, condicionada às vagas existentes e por ordem de chegada.

Comentários

pub