Congresso no Algarve mostra o futuro da Reumatologia

O XXI Congresso vai inovar pela presença de um pré-curso de revisão para especialistas e internos

A Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) vai realizar o seu 21º Congresso Português de Reumatologia (CPR), de 1 a 4 de Maio, no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura.

“O CPR sempre foi um dos eventos mais marcantes da atividade científica da SPR e é aqui que mostramos o melhor que fazemos, e que encontramos um espaço ideal de aprendizagem e partilha”, frisou Luís Cunha Miranda, presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia.

De acordo com Luís Cunha Miranda, “o XXI Congresso vai inovar pela presença de um pré-curso de revisão para especialistas e internos e igualmente por uma aposta muito concreta na parceria com a indústria farmacêutica naquilo que ela tem de melhor: a componente científica”. E, acrescenta, “vamos ter diversas mesas SPR / Indústria farmacêutica em que, ao invés de simpósios satélites clássicos, iremos apostar em formação médica de excelência, com a colaboração dos nossos parceiros da indústria”.

Maria João Salvador, secretária-geral da SPR e presidente da Comissão Organizadora do Congresso, explica também que “este ano a comissão científica – que incluiu os relatores dos grupos de trabalho, provedor dos internos, responsável do Reuma.pt, da ESPER entre outros – contribuiu para uma abrangência do programa e para a sua qualidade. Para além disso, a área dos posters e comunicações orais que refletem a nossa atividade científica ao longo do ano, têm um lugar de destaque neste CPR”.

O Centro de Congressos do Algarve vai ser palco de quatro dias intensos de debate e de partilha de conhecimento e de experiências, durante os quais centenas de especialistas de diferentes áreas médicas vão refletir sobre o futuro da reumatologia portuguesa, sobre a necessidade de colocar no terreno a rede de referenciação hospitalar de reumatologia e de melhorar efetivamente o acesso à reumatologia dos doentes.

Mais uma vez a Medicina Geral e Familiar tem uma presença fundamental no programa do Congresso com um espaço de partilha que permite uma melhor ligação entre as especialidades, a bem dos doentes comuns.

A Sociedade Portuguesa de Reumatologia foi fundada janeiro de 1972, depois de, dois anos antes, um grupo de 1085 médicos portugueses, de todo o país e de diferentes especialidades, entre os quais se incluíam todos os reumatologistas, que lideraram o processo, ter solicitado à Ordem dos Médicos a criação da especialidade de reumatologia.

A Sociedade Portuguesa de Reumatologia tem contribuído, ao longo dos anos, para o desenvolvimento da reumatologia portuguesa. Entre os muitos objetivos a que propôs estão a colaboração com os outros organismos internacionais de Luta Contra o Reumatismo; promover a atualização dos conhecimentos reumatológicos; ser o centro de documentação e informação reumatológica; fomentar o ensino e a investigação em reumatologia; atribuir prémios científicos; defender o título de reumatologista, em colaboração com a Ordem dos Médicos e as Autoridades de Saúde; favorecer a criação de Centros Médicos de ensino, tratamento e investigação e profilaxia das doenças reumáticas e do Centro de Estudo e Investigação Reumatológica; Apoiar a ação da Liga Portuguesa contra o Reumatismo; e, ainda, liderar o processo de criação, desenvolvimento e acompanhamento do Plano Reumatológico Nacional.

Comentários

pub