Cineclubes celebram o seu dia e também há festa no Algarve

No Algarve, comemorações chegam a Alcoutim e a Olhão

O Dia do Cineclube vai celebrar-se, pela primeira vez, em 2019, e as comemorações também vão chegar ao Algarve. Os Cineclubes de Faro e de Tavira associaram-se a esta festa, que a Federação Portuguesa de Cineclubes (FPCC) vai promover de 12 a 18 de Abril.

O Dia do Cineclube, uma iniciativa que, segundo os seus organizadores, “pretende ser um momento de celebração da atividade cineclubista e lembrar o seu contributo histórico, social, educacional e cultural», comemora-se pela primeira vez a 14 de Abril de 2019.

No Algarve, as celebrações dividem-se entre Alcoutim e Olhão. No primeiro caso, a localidade do Nordeste Algarvio foi a escolhida para acolher a próxima sessão do projeto Vídeo Lucem, na sexta-feira, dia 12.

Ana Brandão e João Paulo Esteves da Silva vão estar no Espaço Guadiana para musicar e acompanhar o filme “Um Grito na Noite”, do algarvio Carlos Porfírio, obra cujo som se perdeu.

Entretanto, em Olhão, estará a decorrer, até sábado, o Festival Internacional de Cinema e Literatura, uma iniciativa do Cineclube de Tavira onde estão a ser exploradas as muitas ligações entre estas duas artes e servidos filmes, livros, passeios, um menu fílmico e, até, um consultório fílmico-literário psicomágico.

Segundo a Federação Portuguesa de Cineclubes, a escolha de dia 14 para celebrar estas associações culturais «tem o duplo objetivo de celebrar a fundação do primeiro cineclube a nível mundial, que surge em Paris em 14 de Abril de 1907, e ao mesmo tempo celebrar o aparecimento do cineclube em atividade há mais tempo em Portugal – no dia 13 de Abril de 1945 nasceu o “Clube Português de Cinematografia” que mais tarde acrescentou o sufixo “Cineclube do Porto”».

No site da federação podem ser acompanhadas as comemorações desta efeméride onde se apresenta a agenda atualizada de todos os eventos organizados nos cineclubes que aderiram às festividades.

Ainda enquadrado nas festividades do Dia do Cineclube, serão anunciados no dia 14 de Abril, os filmes nomeados para o Prémio António Loja Neves. Esta iniciativa da FPCC pretende, simultaneamente, homenagear o cineclubista António Loja Neves e o cinema dos Países Africanos de língua oficial Portuguesa.

Comentários

pub