Campeões triunfam em Lagoa na prova de abertura do Nacional de Canoagem de Mar

A costa de Lagoa é um local privilegiado para a prática da Canoagem de Mar, devido aos ventos predominantes da região

Os internacionais portugueses João Santos, nos homens, e Sara Rafael, nas mulheres, bem como Bernardo Pereira, nos Juniores, confirmaram o favoritismo, vencendo este sábado a etapa inaugural do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar, realizada em Lagoa, num percurso e 14 quilómetros, com partida na Praia Grande (Ferragudo) e chegada na Praia da Senhora da Rocha.

João Santos, atleta do Naval de Sesimbra, foi o primeiro a cruzar a linha de meta, com o tempo de 1h03m00, com 48 segundos de vantagem sobre Fábio Cameira. do Alhandra SC. O madeirense Marco Gomes, do Naval do Funchal, foi 3º, averbando 1h04m28.

Nas mulheres, Sara Rafael, do Náutico do Litoral Alentejo, esteve no seu melhor nível, vencendo com 1h13m53 e averbando a sua 7ª vitória consecutiva, em outras tantas edições da prova.

Nara Varela, do Alhandra SC, fez 2º, com 1:19m05 e, a apenas 3 segundos, terminou Sofia Coelho, do Naval de Sesimbra, na 3ª posição.

O internacional Júnior Bernardo Pereira, medalha de Bronze nos últimos Europeus, venceu de forma destacada. O madeirense do Naval da Calheta precisou de apenas 1h05m46, deixando Gonçalo Rosário, do CC Setúbal, e Rafael Faria, do CMCosta do Sol, a mais de 3 minutos.

Com estas vitórias, os vencedores, todos atuais campeões nacionais, começam da melhor forma a defesa do título e a preparação do grande objetivo desta época, os Mundiais de Ocean Racing a realizar em Saint-Pierre de Quiberon, na Bretanha, França.

Nas Juniores, a vitória pertenceu a Micaela Silvestre, do Litoral Alentejano, com 1h22m08. Margarida Frazão, do CC Amora, reeditou o 2º lugar da edição anterior, averbando 1h24m04 e Margarida Pinto, do CM Costa do Sol, foi 3ª com 1h29m57.

 

Vencedores absolutos SS2

 

Tripulações SS2 com muitos candidatos ao título nacional

Nas tripulações, utilizando Surfskis bilugares, a vitória foi para Rafael Silva e Fábio Nunes, do Fluvial Vilacondense, equipa de averbou o melhor tempo de prova desta edição de 2019, com 1h02m52, batendo a dupla do CC Setúbal, constituída por Carlos Cruz e Ricardo Gomes, por 50 segundos.

Os madeirenses Bruno Afonso e Luís Garcia, do Naval do Funchal, terminaram em 3º, com o tempo de 1h04m28. Nos homens, nenhuma das tripulações medalhadas no Campeonato Nacional da época passada conseguiu terminar nos lugares de pódio.

Nas duplas mistas, Nuno Henriques e Ana Valentim, do CC Amora, venceram ao sprint, deixando os irmãos Esteves, do CN Litoral Alentejano, atuais Campeões Nacionais, a pouco mais de 3 segundos, averbando 1h06m21. A dupla de Gaia do KC510, constituída por Mário Santos e Joana Sousa, terminou em 3º, com 1h07m19.

 

Briefing de segurança antes da prova

 

Veteranos em boa forma

Na categoria de Veteranos, a modalidade de canoagem, de especialização tardia, aliada à componente altamente técnica da Canoagem de Mar, em que os atletas têm de saber aproveitar as condições de ondas e vento para aumentar a sua velocidade, vem provar que a idade não é impedimento ao alto-rendimento, com os atletas veteranos a intrometerem-se na classificação absoluta.

É também de referir que vários atletas veteranos optam por competir na categoria de Seniores.

Artur Tomaz, do CC Setúbal, venceu em Vet-A com 1h05m27 e começa da melhor forma a defesa do título nacional. Hugo Lima, do Náutico de Fão, foi 2º com 1h07m21, e o açoriano Eliseu Reis, do CN de Angra do Heroísmo, averbou 1h11m01.

Nos Vet-B, o pódio foi inteiramente para os atletas de Espanha, com vitória de António Giron, do Fluvial Barco, com 1h06m24, seguido de Rafael Rubiales, do CAN Eslora, com 1h10m44, enquanto no 3º lugar, terminou Juan-Luiz Venegas, do Piraguismo Granada, que precisou de 1h11m56 para terminar a prova.

Nos Vet-C, vitória para Élio Henriques, do CM Mondego, com 1h14m47, seguido de José Carmo, do Fluvial Vilacondense, com 1h22m42, e de Vítor Freitas, 3º classificado, com 1h28m18.

Nas mulheres, a vitória foi para a atleta dos Castores do Arade, Ana Bebiano, nas Vet-A, e Ana Duarte, do Naval de Sesimbra, venceu em Vet-a B, com Maria Nóbrega do CC Amora a terminar na 2ª posição.

Vencedora absoluta nas mulheres

Tripulações SS2 Veteranos

Nas duplas, a vitória em Vet-A foi para os atuais campeões nacionais, Fernando Encarnação e Vasco Marcos, do Fluvial Odemirense, com 1h06m42, 2º lugar para Luís Ventura e João Rodrigues, do CC Setúbal, com 1h08m18, e em 3º terminaram os irmãos Pedro e José Frazão, do CNOC Armada, com 1h09m13.

Nos Vet-B, vitória para a dupla do clube organizador, os Castores do Arade, constituída por Nuno Silva e Sérgio Tavares, que averbou 1h11m24, batendo por margem confortável a equipa do CC Amora, constituída por Pedro André e Carlos Figueiredo.

A nível coletivo, a vitória foi para o Clube do Mar Costa do Sol, que somou 13704 pontos, seguido do Náutico do Litoral Alentejano com 10772, e do CC Amora, 9791 pontos. Os Castores do Arade terminaram na 6ª posição, com 6238 pontos, num total de 23 Clubes participantes.

Esta 7ª edição do “Lagoa Downwind” foi uma organização da Câmara Municipal de Lagoa, através dos seus Serviços de Desporto e Juventude, em parceria com o Kayak Clube Castores do Arade. Num percurso e 14 quilómetros, com partida na Praia Grande (Ferragudo) e chegada na Praia da Senhora da Rocha, a prova contou com a presença de 192 atletas de Portugal e Espanha.

A costa de Lagoa é um local privilegiado para a prática da Canoagem de Mar, devido aos ventos predominantes da região, que criam excelentes condições de downwind para os atletas, em especial nos períodos da tarde.

O Campeonato Nacional de Canoagem de Mar de 2019 é constituído por sete etapas, com início em Lagoa. O Algarve, este ano, foi palco de uma jornada dupla, com a 2ª etapa a realizar-se em Portimão, este domingo, dia 14 de Abril.

A 3ª etapa realiza-se em Maio, nos Açores (Lagoa, ilha de São Miguel), passando depois por Vila Nova de Milfontes, em Junho.

Em Julho, será a vez de Viana do Castelo/Esposende receber a Taça do Mundo de Ocean Racing, que será simultaneamente a 5ª etapa nacional. A Madeira (Funchal) receberá a 6ª etapa, em Agosto, e o Nacional termina em Outubro, em Oeiras.

 

Comentários

pub