Câmara de Portimão tem meio milhão para pôr videovigilância na Rocha

Estão a ser ultimados os últimos pormenores, antes do lançamento do concurso

A Câmara de Portimão vai investir meio milhão de euros na instalação de um sistema de videovigilância na Praia da Rocha e nos principais acessos da cidade e conta tê-lo a funcionar até final do ano.

A presidente da Câmara de Portimão Isilda Gomes assegurou ao Sul Informação que o processo está a avançar.

«Neste momento, estamos a fazer o concurso para a colocação das câmaras. E, assim que elas estejam colocadas, o sistema começa logo a funcionar», disse a edil portimonense.

Serão colocadas entre 50 e 75 câmaras, em 24 locais da cidade, nomeadamente na Praia da Rocha e nas entradas de Portimão.

Está agora a ser ultimado um estudo que determinará quais os melhores locais para colocar as câmaras. Mas esta não é a única variável a ter em conta, há que pensar toda a infraestrutura, como os cabos e a rede informática, o que torna o processo mais complexo.

Ainda assim, a Câmara de Portimão conta ter tudo pronto para lançar o concurso no primeiro semestre do ano.

«Gostaria de, até final do ano, ter implementado o projeto. Mas os concursos, atualmente, demoram muito tempo, por isso vamos ver se conseguimos atingir esse objetivo», acrescentou autarca.

Isilda Gomes falou com o nosso jornal à margem do seminário “Algarve Destino Seguro”, que decorreu esta quarta-feira no auditório do Museu de Portimão.

Na cerimónia de abertura do evento, a presidente da Câmara portimonense tinha adiantado que o projeto de videovigilância na Praia da Rocha irá custar «500 mil euros, que serão garantidos, na totalidade, pelo município».

«Quando há muitos milhares de pessoas juntas no mesmo local, pode haver sempre uma ou outra que não tenha o comportamento que lhe é exigido. E é aqui que entra a videovigilância, que, na minha visão, funciona, sobretudo, como um fator dissuasor. Quando um cidadão vê que está a ser filmado, tende a ter comportamentos dentro da lei», resumiu Isilda Gomes.

Comentários

pub